Cravos no rosto: dermatologista ensina como dar adeus ao problema
Elimine os temidos pontinhos pretos da pele com alguns conselhos de um profissional
atualizado
Compartilhar notícia
Os cravos no rosto são um incômodo muito comum, principalmente em quem possui a pele oleosa. Eles são formados devido a um aumento da gordura produzida pelas glândulas sebáceas, seguido do entupimento dos poros por onde esse óleo deveria ser eliminado. “Quanto maior a oleosidade, maiores são as chances desse tipo de acne aparecer”, explica a dermatologista Carolina Marçon.
Entre os fatores responsáveis pela formação dos pontinhos pretos estão a falta de limpeza adequada, o uso de produtos inapropriados e o acúmulo de resíduos externos – como a maquiagem. Pensando nisso, a profissional reuniu algumas recomendações a serem seguidas, tanto para evitar o problema, quanto para acabar com os cravos de vez.
Confira!
Nada de espremê-los!
“Não é recomendada a manipulação das lesões em casa, pois isso pode desencadear um processo inflamatório, agravando o problema, além do risco do aparecimento de cicatrizes“, explica a dermatologista. Além disso, a ruptura de um cravo libera bactérias, fungos e outras substâncias que podem causar irritações e inflamações na pele.
Limpeza sempre
A obstrução dos poros é um dos principais causadores dos cravos e espinhas no rosto. Por isso, a limpeza é um passo fundamental para acabar com o problema. Nessa hora, a recomendação é investir em sabonetes adstringentes e que contenham ácido salicílico na composição (seguindo as recomendações do seu médico).
Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.