Conheça os mil e um benefícios do óleo de moringa para pele e cabelo
Dermatologistas ensinam como usar o produto natural, considerado um versátil e poderoso aliado da beleza
atualizado
Compartilhar notícia
O óleo extraído das sementes da moringa, também conhecida como árvore da vida, vem ganhando visibilidade nos últimos tempos graças à valorização de ativos naturais na indústria da beleza. O produto tem benefícios para pele e cabelo respaldados pela ciência e virou “xodó” das adeptas do movimento green beauty.
Com a ajuda das dermatologistas Patricia Silveira e Mayanna Maia, o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para incorporar o ingrediente à rotina.
O que é?
O óleo é extraído da moringa, uma árvore com poderes medicinais originária da Ásia e da África. Apesar de pouca conhecida no Brasil, a planta de até 12 metros pode ser encontrada na região Norte do país. A melhor maneira de extrair o óleo das sementes é através de um processo conhecido como prensagem a frio.
Quais benefícios oferece?
Para a pele
“Rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, o óleo é extremamente nutritivo. Ele hidrata a pele e tem poderosa ação antioxidante, excelente para prevenir o envelhecimento precoce. Também pode ser usado para amenizar queimaduras, solares ou domésticas, e melhorar o aspecto de cicatrizes”, revela Patricia Silveira, especialista em beleza natural.
Para o cabelo
“O produto hidrata, promove maior elasticidade dos fios, diminui o frizz e é aliado no combate à dermatite seborreica, a famosa caspa, aumentando a defesa do couro cabeludo graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas”, esclarece Mayanna Maia, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Como usar?
Na pele
O óleo pode ser usado puro ou misturado a alguns ingredientes, como fuba e açúcar mascavo, para criar uma pasta esfoliante.
No cabelo
Pode ser aplicado puro nas pontas antes do banho ou adicionado a máscaras capilares, de preferência as caseiras feitas de ingredientes naturais, como abacate e babosa. Para tratar a caspa, dê preferência a um shampoo com o extrato na composição.
Segundo as médicas, a periodicidade dos tratamentos à base do óleo de moringa varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Existe alguma contraindicação?
“A ciência ainda não estudou profundamente os efeitos do óleo em grávidas e lactantes. Por isso, não recomendamos o produto a esses dois grupos”, elucida Mayanna. “Pessoas com pele oleosa também não devem aplicar o óleo puro no rosto, para evitar o surgimento da acne”, complementa Patricia.
Galeria de produtos
O óleo de moringa vem sendo divulgado com mais fervor nos últimos anos e, agora, já pode ser encontrado facilmente em farmácias e lojas de beleza, físicas e virtuais. A The Body Shop, por exemplo, tem uma linha completa dedicada ao ativo natural.
*Antes de adicionar qualquer etapa na rotina de beleza, consulte um especialista.