metropoles.com

Conheça a onfaloplastia: cirurgia plástica no umbigo é nova tendência

Mulheres querem se livrar de cicatrizes causadas por piercings, excesso de pele por consequência do pós-parto e “aspecto de saltado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
corpo mulher cirugia plástica umbigo barriga
1 de 1 corpo mulher cirugia plástica umbigo barriga - Foto: iStock

Esqueça plástica de nariz (rinoplastia), lipoaspiração e implante de prótese mamária. A nova queridinha dos consultórios de cirurgia plástica é a onfaloplastia, procedimento no umbigo.

As mulheres são a grande maioria das interessadas. Elas buscam a opção para tornar o umbigo mais “esteticamente aceitável”.

“Os umbigos bonitos, normalmente, são bem fechados, orientados verticalmente e sem gordura ao redor. Esse costuma ser o pedido das mulheres. Podemos dizer que cresceu 50% a procura pelo procedimento, e foi logo antes do verão”, explica o cirurgião plástico Victor Lima.

De acordo com os jornais The Guardian e Daily Mail, as referências mais pedidas lá fora são as atrizes Emily Ratajkowski e Jessica Simpson. O cirurgião plástico Carlos Manfrim esclarece que, no Brasil, as pessoas não têm essa ligação com famosos.

“As referências são mais usadas em cirurgias de nariz. Não temos o costume de cultuar celebridades. O mais comum nesse tipo de operação é ouvir as preferências – umbigos verticalizados – e as recusas – como a versão horizontalizada”, opina o especialista.

4 imagens
Fora do país, seu umbigo é um dos mais pedidos nos consultórios dos cirurgiões plásticos
Jessica Simpson é atriz e cantora
A estratégia utilizada por Jessica foi baseada nos conhecimentos do personal trainer Harley Pasternak
1 de 4

Emily Ratajkowski é modelo e atriz

Reprodução/ Instagram
2 de 4

Fora do país, seu umbigo é um dos mais pedidos nos consultórios dos cirurgiões plásticos

Reprodução/ Instagram
3 de 4

Jessica Simpson é atriz e cantora

Reprodução/ IGQ
4 de 4

A estratégia utilizada por Jessica foi baseada nos conhecimentos do personal trainer Harley Pasternak

Reprodução/ Instagram

Técnicas existentes e tratamentos
Estão disponíveis alguns procedimentos para melhorar o umbigo: os mais invasivos e os menos. O uso de cada um depende da aparência e do problema do paciente – apenas um profissional poderá dar o melhor diagnóstico.

“O ideal é entregar o resultado mais natural e imperceptível possível. Ninguém quer uma cicatriz que denuncie a realização de uma cirurgia plástica, então a tendência é elas ficarem dentro do umbigo”, diz Victor Lima.

A maior reclamação notada por Manfrim entre suas pacientes é o excesso de pele acima da concavidade, problema conhecido como “umbigo triste”. Para os casos mais simples, ele indica aplicação de substâncias que promovem retração da derme e aumentam o colágeno da parte profunda (o procedimento Sculptra).

Também existe a Sutura Silhouette, técnica com fios absorvíveis compostos de ácido polilático para acabar com a flacidez, e o Ulthera, um ultrassom microfocado, responsável por emitir ondas que estimulam a produção de colágeno e contraem as fibras musculares.

Nos casos mais graves (gravidez, grande perda de peso, umbigo saltado), não tem jeito: só com cirurgia. A incisão no umbigo é chamada de onfaloplastia. “Tudo é feito por dentro, para melhorar o formato. A cicatriz fica na parte profunda do umbigo, praticamente imperceptível. O outro procedimento cirúrgico usado é a abdominoplastia”, afirma o médico.

A recuperação depende do procedimento. Os mais simples não necessitam de repouso. O fio pode deixar a área roxa, e, nesse caso, o paciente deve evitar tomar sol. A onfaloplastia demanda uma semana sem exercícios que exijam esforço. Já a abdominoplastia requer descanso de três semanas e três meses sem exposição ao sol.

“A grande dificuldade é fazer o paciente entender que, dependendo do caso, os procedimentos minimamente invasivos não vão funcionar. O melhor resultado pode vir apenas com cirurgia. Procure um profissional habilitado, para não jogar dinheiro fora e receber o diagnóstico adequado”, frisa Carlos Manfrim.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?