metropoles.com

Como Juju Salimeni, veja como recuperar os fios após a queda de cabelo

Apresentadora revela que ficou com falhas no cabelo por conta de problemas emocionais; tricologista dá dicas para recuperar a saúde dos fios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Juju Salimeni
1 de 1 Juju Salimeni - Foto: Reprodução/Instagram

Não há como negar: quando está em desequilíbrio mental ou físico, o corpo encontra as próprias formas de mandar o recado. A queda de cabelo, intimamente ligada à autoestima, é um desses sinais. Recentemente, a influenciadora Juju Salimeni relembrou o período em que teve depressão e o quadro afetou, também, as madeixas.

A apresentadora compartilhou uma foto nas redes sociais mostrando a falha capilar e celebrou o fato de ter recuperado os fios. “Estou tão feliz de ver a recuperação do meu cabelo. Só quem passou por queda capilar sabe o que eu estou falando… há uns 3 anos e meio tive um problema emocional e uma queda capilar absurda. Perdi toda essa parte de cima do cabelo”, lembrou.

4 imagens
Juju Salimeni fez longo desabafo nas redes sociais sobre o período em que ela descobriu que estava com depressão
A apresentadora relembrou queda de cabelo causada por depressão
Ela disse que a parte de cima da cabeça foi a mais prejudicada
1 de 4

Juju Salimeni

Reprodução/Instagram
2 de 4

Juju Salimeni fez longo desabafo nas redes sociais sobre o período em que ela descobriu que estava com depressão

Reprodução/Instagram
3 de 4

A apresentadora relembrou queda de cabelo causada por depressão

Reprodução/Instagram
4 de 4

Ela disse que a parte de cima da cabeça foi a mais prejudicada

Reprodução/Instagram

A relação entre o bem-estar emocional e o problema nas madeixas é visível. Casos como o de Salimeni são comuns em quadros de ansiedade, estresse, depressão e outros desequilíbrios no sistema emocional, segundo a médica tricologista Lucina Passoni, responsável pelos cuidados com a apresentadora.

“Quando enfrentamos situações adversas em nossa vida, em especial no lado psicológico, pode ocorrer um distúrbio capilar chamado eflúvio telógeno”, elucida. O problema é o mesmo de quem teve a perda dos fios após infecção pela Covid-19.

De acordo com a profissional, transtornos depressivos geram uma série de alterações no corpo, como a diminuição da serotonina e a produção de corticoides de forma desordenada. “A alteração hormonal estimula as glândulas sebáceas, resultando em uma superprodução de sebo, redução do oxigênio intrafolicular e, consequentemente, o cabelo enfraquece e cai”.

Como tratar?

Após um processo de recuperação da saúde mental, os pacientes que se incomodam com a perda dos fios devem procurar um médico habilitado para uma avaliação individual do couro cabeludo. Aparatos tecnológicos também contribuem para determinar a origem do problema, e solucioná-lo.

Algumas opções da indústria da beleza para incentivar o crescimento dos fios são:

  • Microagulhamento com infusão de medicamentos na pele (mmp);
  • Fotobioestimulação;
  • Fotobioterapia com led;
  • Intradermoterapia, um tratamento com injeções para aplicações de medicamentos;
  • Microagulhamento com drug delivery, um agulhamento robótico onde substâncias que aceleram o crescimento do fio são injetadas;
  • Low level laser therapy, tratamento com laser de baixa potência que o paciente pode fazer em casa.

No caso de Salimeni, a tricologista investiu em um procedimento com ultrassom que analisa a perda proteica dentro dos fios de cabelo. “É só cortar meio centímetro do cabelo, uma pontinha apenas e colocamos dentro do aparelho para o estudo. Essa é a tecnologia hair analyzer“, explica.

Com o procedimento, a análise do fio facilita a indicação de um produto específico para cada tipo de dano. A apresentadora também investiu em uma sessão com o capacete a laser, para tratar a raiz dos cabelos, os folículos e a região do couro cabeludo, procedimento que potencializa o crescimento saudável das madeixas.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?