metropoles.com

Cinco truques de beleza baratinhos do TikTok que realmente funcionam

Rede social é uma fábrica de dicas de beauté. Veja técnicas para a pele e cabelos que, de fato, trazem resultado, segundo especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher passando creme no rosto
1 de 1 mulher passando creme no rosto - Foto: Getty Images

O TikTok se consagrou no universo digital como a rede social dos truques, propostas milagrosas e formas de “hackear” a indústria da beleza. Não faltam, porém, alertas de especialistas sobre práticas que podem causar danos severos à saúde e à integridade da cútis e dos fios.

Contudo, nem só de riscos e invenções mirabolantes vive a rede social. O Metrópoles partiu em busca das dicas de beauté mais acessíveis e convocou especialistas para comprovar a eficácia delas. Confira uma seleção de alternativas que funcionam, de fato, e prometem elevar sua rotina de beleza à décima potência.

5 imagens
Quando o assunto é beleza, limpeza e hidratação da pele são essenciais
Ativos naturais complementam a rotina para dar viço à derme
Cremes para a área dos olhos são muito populares no ritual de skincare
Proteção solar é fundamental para proteger a barreira natural cutânea, evitar manchas e retardar os sinais de envelhecimento da pele
1 de 5

Cada tipo de cútis exige um cuidado específico

Getty Images
2 de 5

Quando o assunto é beleza, limpeza e hidratação da pele são essenciais

Getty Images
3 de 5

Ativos naturais complementam a rotina para dar viço à derme

Getty Images
4 de 5

Cremes para a área dos olhos são muito populares no ritual de skincare

Svetikd/Getty Images
5 de 5

Proteção solar é fundamental para proteger a barreira natural cutânea, evitar manchas e retardar os sinais de envelhecimento da pele

Getty Images
Sachês de chá nos olhos para evitar olheiras

De acordo com a dermatologista Renata Porphirio, a técnica de usar infusões para combater olheiras funciona de verdade. No entanto, apenas se for feita adequadamente. Pouco adianta, simplesmente, colocar os saquinhos na região dos olhos.

A expert ensina o passo a passo: ponha o sachê de chá na água fervendo, como de costume. Após o tempo de infusão do saquinho, espere a água esfriar. O ideal é que ela esteja geladinha, por isso, pode colocar na geladeira. Depois, molhe um algodão nesse líquido e passe na região das olheiras.

“O chá de camomila, por exemplo, tem ação calmante e anti-inflamatória”, como explica a profissional. “Ele ajuda a combater inchaço e irritação, contribuindo com uma espécie de drenagem na pálpebra. Superfunciona, pode fazer sim”, indica.

Suco de cebola no cabelo

O truque simples pode ser uma alternativa eficaz, quando associada ao acompanhamento profissional. Segundo Valine Alencar, especialista em tricologia, estudos sugerem que o “suco de cebola tem efeito anti-inflamatório no couro cabeludo, bem como atua como um estimulante de crescimento dos fios”.

A prática pode trazer resultados para pacientes com os dois tipos de alopecia: areata — quadro que ocasiona a queda de cabelo, que entrou em evidência por conta da atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith —; e androgenética, a tradicional calvície.

Cubos de gelo no skincare

O uso dos cubos congelados na rotina de cuidados com a pele está entre as técnicas virais na rede social, no entanto, não é exatamente uma novidade. O gelo é conhecido há um bom tempo pelos efeitos tentadores: suaviza o inchaço dos olhos, minimiza os poros e confere volume extra aos lábios.

Segundo a dermatologista Danielle Costa, o gelo provoca a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos — o que, na prática, resulta na diminuição do inchaço, da irritação e de alergias. Contudo, tem efeito breve. Veja como aplicar a técnica nesta matéria.

mulher com máscara de beleza para olhos
A região dos olhos exige atenção redobrada
Água de arroz nos fios

O uso da água de arroz é uma prática milenar bastante difundida em países como China e Japão, mas viralizou há pouco tempo no ocidente. A receita consiste em colocar arroz branco cru em uma vasilha com tampa bem vedada, e aguardar 24 horas para que haja a fermentação.

Apesar de ter ficado famosa, a técnica não tem evidência científica ligada ao crescimento dos fios, segundo a dermatologista Fernanda Seabra. Contudo, a mistura tem propriedades capazes de fortalecer o cabelo, além de desembaraçar os fios.

“A misturinha é rica em minerais, vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, ácido ferúlico e orizanol, entre outras propriedades nutritivas”, como explica a profissional. “Ela contribui para hidratar a cutícula e reparar problemas causados por outros fatores danosos”.

A única contraindicação da prática, segundo a dermatologista, é nunca dormir com a mistura no cabelo, uma vez que deitar-se com os fios molhados pode causar prejuízos severos.

Aplicar vaselina para preparar a pele antes do perfume

A técnica é pouco conhecida, inclusive pelos beauty insiders. No entanto, considerando o efeito da geleia de petróleo, a aplicação tem eficácia razoável. A prática consiste na aplicação de um creme hidratante, ou vaselina, em uma quantidade pequena no local, antes de pulverizar o perfume.

“A vaselina vai servir como um produto selante, para evitar a perda da água e óleos essenciais que fazem parte da composição da fragrância”, frisa. Na prática, a tendência é que a fixação seja, de fato, prolongada.

Extra: Slugging

A técnica um tanto polêmica, que consiste em aplicar uma camada fina de vaselina na pele antes de dormir, realmente funciona, mas com ressalvas. O produto derivado do petróleo funciona como uma espécie de barreira, ao criar um filtro ao redor da pele para impedir a perda de água — o que explica o efeito “hidratante” prometido pelas TikTokers.

“O slugging nada mais é que aplicar um ativo hidratante, como um sérum com ativos como ácido hialurônico, e selar com uma fina camada de vaselina”, explica Renata Porphirio. A proposta realmente funciona no caso de peles muito ressecadas ou que acabaram de passar por algum tipo de tratamento vigoroso como técnicas à laser, por exemplo.

No caso de cútis mais oleosas, com tendência à acne, ou que sofram de rosácea, o efeito pode ser bastante adverso. “Esse veículo bastante oclusivo vai obstruir os poros, causar inflamação e agravar problemas já existentes”, alerta a médica.

Tenha cuidado

Apesar da comprovação por trás de certos ativos de beleza, a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum, faz um alerta. “Cada tipo de pele tem uma particularidade. A pessoa leiga em casa pode ter dificuldades em lidar com eventuais problemas ocasionados por essas técnicas”, frisa.

“A minha orientação é procurar um dermatologista e usar um produto específico para sua causa de olheira, queda capilar, fios quebradiços… E tratar de forma correta, para não piorar ainda mais”.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?