Cinco truques de beleza baratinhos do TikTok que realmente funcionam
Rede social é uma fábrica de dicas de beauté. Veja técnicas para a pele e cabelos que, de fato, trazem resultado, segundo especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
O TikTok se consagrou no universo digital como a rede social dos truques, propostas milagrosas e formas de “hackear” a indústria da beleza. Não faltam, porém, alertas de especialistas sobre práticas que podem causar danos severos à saúde e à integridade da cútis e dos fios.
Contudo, nem só de riscos e invenções mirabolantes vive a rede social. O Metrópoles partiu em busca das dicas de beauté mais acessíveis e convocou especialistas para comprovar a eficácia delas. Confira uma seleção de alternativas que funcionam, de fato, e prometem elevar sua rotina de beleza à décima potência.
Sachês de chá nos olhos para evitar olheiras
De acordo com a dermatologista Renata Porphirio, a técnica de usar infusões para combater olheiras funciona de verdade. No entanto, apenas se for feita adequadamente. Pouco adianta, simplesmente, colocar os saquinhos na região dos olhos.
A expert ensina o passo a passo: ponha o sachê de chá na água fervendo, como de costume. Após o tempo de infusão do saquinho, espere a água esfriar. O ideal é que ela esteja geladinha, por isso, pode colocar na geladeira. Depois, molhe um algodão nesse líquido e passe na região das olheiras.
“O chá de camomila, por exemplo, tem ação calmante e anti-inflamatória”, como explica a profissional. “Ele ajuda a combater inchaço e irritação, contribuindo com uma espécie de drenagem na pálpebra. Superfunciona, pode fazer sim”, indica.
Suco de cebola no cabelo
O truque simples pode ser uma alternativa eficaz, quando associada ao acompanhamento profissional. Segundo Valine Alencar, especialista em tricologia, estudos sugerem que o “suco de cebola tem efeito anti-inflamatório no couro cabeludo, bem como atua como um estimulante de crescimento dos fios”.
A prática pode trazer resultados para pacientes com os dois tipos de alopecia: areata — quadro que ocasiona a queda de cabelo, que entrou em evidência por conta da atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith —; e androgenética, a tradicional calvície.
Cubos de gelo no skincare
O uso dos cubos congelados na rotina de cuidados com a pele está entre as técnicas virais na rede social, no entanto, não é exatamente uma novidade. O gelo é conhecido há um bom tempo pelos efeitos tentadores: suaviza o inchaço dos olhos, minimiza os poros e confere volume extra aos lábios.
Segundo a dermatologista Danielle Costa, o gelo provoca a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos — o que, na prática, resulta na diminuição do inchaço, da irritação e de alergias. Contudo, tem efeito breve. Veja como aplicar a técnica nesta matéria.
Água de arroz nos fios
O uso da água de arroz é uma prática milenar bastante difundida em países como China e Japão, mas viralizou há pouco tempo no ocidente. A receita consiste em colocar arroz branco cru em uma vasilha com tampa bem vedada, e aguardar 24 horas para que haja a fermentação.
Apesar de ter ficado famosa, a técnica não tem evidência científica ligada ao crescimento dos fios, segundo a dermatologista Fernanda Seabra. Contudo, a mistura tem propriedades capazes de fortalecer o cabelo, além de desembaraçar os fios.
“A misturinha é rica em minerais, vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, ácido ferúlico e orizanol, entre outras propriedades nutritivas”, como explica a profissional. “Ela contribui para hidratar a cutícula e reparar problemas causados por outros fatores danosos”.
A única contraindicação da prática, segundo a dermatologista, é nunca dormir com a mistura no cabelo, uma vez que deitar-se com os fios molhados pode causar prejuízos severos.
Aplicar vaselina para preparar a pele antes do perfume
A técnica é pouco conhecida, inclusive pelos beauty insiders. No entanto, considerando o efeito da geleia de petróleo, a aplicação tem eficácia razoável. A prática consiste na aplicação de um creme hidratante, ou vaselina, em uma quantidade pequena no local, antes de pulverizar o perfume.
“A vaselina vai servir como um produto selante, para evitar a perda da água e óleos essenciais que fazem parte da composição da fragrância”, frisa. Na prática, a tendência é que a fixação seja, de fato, prolongada.
Extra: Slugging
A técnica um tanto polêmica, que consiste em aplicar uma camada fina de vaselina na pele antes de dormir, realmente funciona, mas com ressalvas. O produto derivado do petróleo funciona como uma espécie de barreira, ao criar um filtro ao redor da pele para impedir a perda de água — o que explica o efeito “hidratante” prometido pelas TikTokers.
“O slugging nada mais é que aplicar um ativo hidratante, como um sérum com ativos como ácido hialurônico, e selar com uma fina camada de vaselina”, explica Renata Porphirio. A proposta realmente funciona no caso de peles muito ressecadas ou que acabaram de passar por algum tipo de tratamento vigoroso como técnicas à laser, por exemplo.
No caso de cútis mais oleosas, com tendência à acne, ou que sofram de rosácea, o efeito pode ser bastante adverso. “Esse veículo bastante oclusivo vai obstruir os poros, causar inflamação e agravar problemas já existentes”, alerta a médica.
Tenha cuidado
Apesar da comprovação por trás de certos ativos de beleza, a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum, faz um alerta. “Cada tipo de pele tem uma particularidade. A pessoa leiga em casa pode ter dificuldades em lidar com eventuais problemas ocasionados por essas técnicas”, frisa.
“A minha orientação é procurar um dermatologista e usar um produto específico para sua causa de olheira, queda capilar, fios quebradiços… E tratar de forma correta, para não piorar ainda mais”.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.