Cinco tendências pós-pandemia que vão ditar os rumos do skincare
Especialistas revelam as principais tendências de beleza para 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O chá de cadeira em casa, as exaustivas reuniões por videochamada e os novos hábitos de higiene impostos pela pandemia de Covid-19 impactaram a vida e influenciaram drasticamente os desejos de consumo dos brasileiros.
Se tratando do mercado de beleza, por exemplo, produtos que combatem a maskne, acne causada pelo uso contínuo de máscaras de proteção facial, e cosméticos alinhados ao movimento clean beauty, que condena componentes tóxicos, estão em alta.
Abaixo, veja detalhes dessas e de outras tendências de beauté para 2022, segundo especialistas!
Clean Beauty
Pesquisas indicam que marcas de cuidados com a pele que priorizam substâncias naturais estão em crescimento exponencial. “Nascida no Japão, a clean beauty é uma tendência do setor de beleza que preza por produtos livres de toxinas, com rótulos honestos”, explica o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Esse movimento vem principalmente de uma demanda do consumidor, que está cada vez mais consciente a respeito de substâncias possivelmente nocivas, a exemplo dos parabenos”, exemplifica.
Um produto que representa bem essa busca por itens mais naturais e sustentáveis é o shampoo sólido. “Os defensores dos shampoos sólidos, que podem ser usados por qualquer pessoa, o consideram um produto mais econômico, prático e sustentável. Para utilizá-lo, basta aplicar o item diretamente no couro cabeludo ou fazer espuma com as mãos antes da aplicação”, orienta a também dermatologista Patrícia Mafra.
Proteção avançada contra a luz azul
Graças à pandemia, quase todas as interações passaram a acontecer por meio das redes sociais. Mas, embora os efeitos prejudiciais da luz azul na pele não sejam mais um segredo, as empresas estão à procura de ingredientes que possam combate melhor os efeitos negativos dessa luminosidade emitida por tablets, computadores e celulares.
“Os dispositivos eletrônicos emitem radiação azul, que compreende uma faixa do espectro que causa danos à pele e ao cabelo. Uma das novidades é o Pro Shield, um sucrapeptídeo vegetal extraído do café verde que é 100% natural e age como protetor natural contra a poluição digital e a poluição ambiental”, revela a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. Outro ativo interessante para essa finalidade é o Shield MLDA, um peptídeo extraído do café torrado que tem a capacidade de absorver a luz visível/azul, neutralizando os malefícios de tipo de radiação.
Cosméticos contra a maskne
As máscaras faciais vieram para ficar. Mesmo quando toda a população estiver vacinada e o fim da pandemia for decretado, os equipamentos de proteção individual deverão ser usados sempre que alguém estiver resfriado, a fim de proteger todos ao redor. Justamente por isso, cosméticos formulados para combater a maskne estão tão em alta. Itens com essa finalidade costumam ser mais suaves e hidratantes.
Skinimalismo
Após tempos angustiantes de pandemia, compreender que menos é mais ficou mais simples do que nunca. Por isso, especialistas revelam que o minimalismo dominará o skincare daqui em diante.
Ao invés de mil e um cremes para cada objetivo e região do rosto, produtos versáteis ganharão espaço no mercado de beauté. Invista, por exemplo, em um bom BB Cream, que hidrata, protege contra os raios solares e ainda cobre as imperfeições da pele.
Procedimentos para “Zoom Face”
Horas olhando para si mesmo durante videochamadas fizeram a procura por procedimentos estéticos disparar. As cirurgias mais requisitadas, de acordo com o cirurgião plástico Mário Farinazzo, são a rinoplastia, para afinar o nariz; a mentoplastia, com objetivo de harmonizar o queixo; e a blefaroplastia, focada em rejuvenescer as pálpebras.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia