Cinco sinais de que as suas unhas precisam de uma pausa na esmaltação
Especialistas explicam como manter as unhas saudáveis, lisas e hidratadas
atualizado
Compartilhar notícia
A ausência de intervalos entre uma esmaltação e outra pode causar prejuízos às unhas, segundo a dermatologista norte-americana Dana Stern. De acordo com ela, existem cinco motivos para fazer uma pausa nas consultas semanais à manicure e no uso prolongado do esmalte. São eles: o aparecimento de manchas ásperas e brancas na superfície da unha, descamação, descoloração, cutículas desidratadas, sulcos e rachaduras.
A dermatologista explicou, em entrevista à Allure, que a melhor maneira de evitar os problemas é dar um intervalo de, no mínimo, uma semana entre os atendimentos.
A atenção na preparação e remoção do esmalte, sobretudo no uso de materiais em gel ou acrílico, também evita os problemas. As manchas ásperas e brancas na superfície aparecem a partir da realização inadequada dessas etapas.
De acordo com a manicure Mazz Hanna, alguns salões “não levam o tempo necessário para remover o gel e o acrílico de uma forma que não danifique a lâmina ungueal”. Nesses casos, eles retiram o produto de forma agressiva, com raspagem vigorosa, ou utilizam excesso de acetona por muito tempo, tornando as unhas mais quebradiças.
“Se uma lima elétrica ou tampões muito abrasivos forem usados para raspar a superfície dessa unha, pode desalojar células da unha e levar a descamação, rachadura e irregularidades superficiais gerais”, disse Dana.
Outra forma de obter unhas lisas, hidratadas e saudáveis, de acordo com o dermatologista Joshua Zeichner é evitar o hábito de mascar e cutucar as cutículas.“Roer as unhas pode causar infecções nos dedos porque você expõe a pele traumatizada às bactérias em sua boca”, acrescentou.
Zeichner enfatizou a importância de consumir os nutrientes certos, principalmente as vitaminas do complexo B, como a biotina. “As condições em que as pessoas apresentam deficiências de biotina estão associadas a unhas fracas.”