Cinco benefícios da velha e boa Minancora para a pele
Presente na penteadeira dos brasileiros há mais de 100 anos, a famosa pomada tem propriedades antissépticas, adstringentes e cicatrizantes
atualizado
Compartilhar notícia
Tudo bem adicionar produtos novos na rotina de beleza, mas certos itens são clássicos e merecem lugar cativo na penteadeira. É o caso da Minancora, aquela pomada dos tempos da vovó amplamente usada para secar espinhas e tratar diversos outros problemas de pele.
Criada pelo farmacêutico e imigrante português Eduardo Augusto Gonçalves, a pomada passa de geração em geração com a exata mesma fórmula, mantendo-se fiel à família brasileira desde 1912.
Com ajuda de especialistas, o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para aproveitar os benefícios da Minancora!
O que é?
Rica em cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora, a pomada é um medicamento antisséptico, adstringente e cicatrizante que auxilia na prevenção e no tratamento de doenças dermatológicas, formando uma camada protetora na pele.
Segundo a dermatologista Geisa Costa, graduada em Medicina pela PUC-Campinas, a Minancora ainda tem propriedades “antipruriginosas e suavemente analgésicas”.
Benefícios
O também dermatologista Franklin Veríssimo, especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, elencou cinco benefícios do produto. São eles:
- Seca espinhas;
- Previne e trata assaduras;
- Ajuda a curar pequenos machucados e picadas de inseto;
- Acelera o processo de cicatrização de queimaduras;
- Elimina odores dos pés e das axilas.
Ao contrário do que muita gente pensa, a pomada não tem ação clareadora. Ela apenas diminui inflamações e evita a proliferação de microorganismos na pele, minimizando a vermelhidão do rosto como um todo. “Para o clareamento da pele, recomendo a avaliação médica e normalmente indico peelings, lasers e uso de ácidos, de acordo com a necessidade de cada paciente”, elucida Franklin.
De acordo com a fabricante, a Minancora também ajuda no tratamento de frieiras.
Modo de uso
Segundo o site oficial do produto, a pomada deve ser aplicada em uma quantidade suficiente para cobrir a região afetada, sobre a pele limpa e seca, duas vezes ao dia (a cada 12 horas).
Contraindicações
Adeptos do medicamento não costumam esboçar efeitos colaterais. “Mas ele é contraindicado para crianças e pacientes alérgicos a algum de seus componentes”, alerta Franklin.
A dermatologista Geisa Costa ainda diz que, em alguns pacientes, o item pode deixar a pele sensibilizada.
Galeria de produtos
Atualmente, além da pomada, é possível encontrar outros produtos com o selo de qualidade Minancora, entre eles, creme antissinais, hidratante para pés e sabonete antiacne — todos disponíveis na faixa de R$ 15.
*Antes de adicionar qualquer etapa na rotina de skincare, consulte um especialista.