Ciência determina o momento exato em que o cabelo começa a envelhecer
Os sinais mais claros do envelhecimento capilar são a perda de volume e a diminuição da espessura dos fios, segundo especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
O envelhecimento não altera apenas a pigmentação do cabelo. A perda de volume e a diminuição da espessura dos fios também estão entre os sinais mais claros do amadurecimento capilar, segundo especialistas. “Uma redução da taxa de crescimento ainda é esperada, assim como uma queda na qualidade das madeixas”, complementa o dermatologista Daniel Cassiano, à frente da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Um estudo publicado recentemente no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology descreve as características únicas do envelhecimento do cabelo entre diferentes etnias, de forma que brancos caucasianos e asiáticos começam a sentir o envelhecimento capilar aos 30 anos, enquanto africanos e negros apenas a partir dos 40.
Os estudiosos à frente da pesquisa analisaram 69 publicações a fim de revisar o que se sabe sobre as mudanças na estrutura do cabelo ao longo do tempo, focando nas diferenças no envelhecimento de acordo com a origem étnica de cada paciente. Ainda foram coletadas informações sobre a estrutura do cabelo, as características de envelhecimento e as respostas a danos extrínsecos — alterações associadas a exposições ambientais e ao estresse físico causado pela higiene diária.
O levantamento também descobriu outros fatores interessantes. Caucasianos e asiáticos, por exemplo, costumam sofrer danos na haste distal do cabelo, enquanto os afro-americanos veem os danos ocorrendo próximo à raiz. “Há ainda, nas mulheres, alterações pós-menopausa, que incluem diminuição dos fios anágenos (ativos ou em crescimento) no couro cabeludo frontal, menores taxas de crescimento e diâmetros menores do cabelo”, analisa Cassiano.
Ainda de acordo com o dermatologista, a pesquisa é uma importante forma de alertar para os cuidados preventivos com as madeixas. “O papel do cabelo tanto na proteção quanto na melhoria estética o torna extremamente importante para o bem-estar físico e mental. Por isso, uma compreensão completa das características únicas do envelhecimento do cabelo entre as diferentes etnias é essencial para o tratamento adequado de pacientes, sobretudo os mais velhos”, concluiu o especialista.