Cera no rosto: entenda os perigos da tendência que viralizou nas redes
Um vídeo viral no TikTok ensina os usuários a depilar o rosto com cera quente. Dermatologistas alertam sobre os riscos da prática
atualizado
Compartilhar notícia
Além de pequenos vídeos de comédia, dancinhas e dublagens, o aplicativo chinês TikTok tem se mostrado uma fábrica de “truques”. Algumas técnicas caseiras podem ser bastante úteis, outras não têm função alguma e um terceiro grupo, mais perigoso, pode representar riscos à saúde.
Vídeos de pessoas fazendo depilação facial com cera quente que acumulam milhares de visualizações no aplicativo chamaram a atenção de dermatologistas. Eles alertam para os perigos da prática e defendem a necessidade de algum tipo de regulamentação por parte da rede social.
Os virais mostram a cera derretida cobrindo o rosto, boca e pescoço dos participantes e penetrando parcialmente em suas orelhas e nariz antes de ser removida. Como resultado, os pelos de dentro dos orifícios também saem junto na hora de retirar o produto.
@kapsalonfreedomboxmeer##viral_video_tiktok ##fooryou ##Voorjou ##challenge ##trend ##viral♬ origineel geluid – Kapsalonfreedom
Renaz Ismael, que postou alguns dos exemplos mais vistos, diz que o procedimento é simples e traz resultados. De acordo com o barbeiro, a depilação facial é comum no Oriente Médio, onde nasceu. Mas ele levou o procedimento a um novo patamar. “Sou a primeira pessoa no mundo que fez a depilação completa”, disse à BBC News.
Riscos graves à saúde
No entanto, a Associação Britânica de Dermatologistas (BAD, na sigla em inglês) disparou o alerta: “Não é recomendado tentar aplicar cera dentro do nariz ou das orelhas”.
Entre os médicos da área, há o receio de que os vídeos possam levar a incidentes, à medida que as pessoas tentem imitar em casa. “As plataformas de rede social têm a capacidade de propagar rapidamente as tendências de saúde e beleza”, afirma a dermatologista Anjali Mahto.
A prática desperta uma série de preocupações, e a mais severa trata do risco da cera obstruir a respiração ou ficar presa no ouvido. Também à BBC, o esteticista Alex Echeverri questionou o procedimento.
“Nossa primeira consideração seria que isso pode causar asfixia. Não há elemento de controle para evitar o sufocamento do rosto com cera. E a cera endurece. Então pode endurecer nas vias aéreas e ter que ser removida cirurgicamente”, advertiu.
“A depilação é um processo traumático para a pele, especialmente para áreas sensíveis, como as que se encontram ao redor dos olhos”, explica a médica Anjali Mahto. “Essas áreas podem ficar inflamadas e irritadas. Em alguns casos, podem surgir pequenas espinhas ou abcessos cheios de pus”, processo conhecido como foliculite.
Cuidado!
A rede social TikTok é reconhecida pelo sucesso entre o público mais jovem. A instituição British Skin Foundation também alertou que alguns dos vídeos mostram a cera sendo usada no que parecem ser jovens em idade escolar.
Por conta do fácil acesso às crianças, especialistas alertam para a necessidade de uma advertência por parte do app. “Há muita desinformação e práticas de beleza no estilo ‘faça você mesmo’ (do it yourself, na expressão em inglês, ou DIY) potencialmente perigosas no TikTok e em outros canais de rede social. E seria bom ver isso regulamentado de forma mais rígida”, afirmou a dermatologista Emma Wedgeworth.