Caso Gao Liu: médico alerta para risco de necrose após rinoplastia
Atriz chinesa teve ponta do nariz necrosada depois de se submeter ao procedimento estético. Caso ganhou repercussão mundial e gerou dúvidas
atualizado
Compartilhar notícia
O resultado desastroso de um procedimento estético fez com que uma artista chinesa chocasse seus cinco milhões de seguidores e ganhasse as páginas de jornais de todo o mundo. Gao Liu teve necrose após se submeter a uma rinoplastia que, segundo seu médico, consistiria apenas em um “leve corte” na ponta do nariz. Complicações durante a intervenção, no entanto, resultaram na morte dos tecidos de parte do rosto da jovem.
A atriz e cantora de 25 anos, que diz ter realizado a cirurgia para alavancar sua carreira, precisou ficar internada por dois meses, o que lhe causou um prejuízo de 400 mil yuans (cerca de R$ 335 mil) em contratos cancelados. Os danos na região foram tão severos que, de acordo com ela, não será possível realizar nenhum procedimento reparador por pelo menos um ano.
Na rede social Sina Weibo, popular entre os asiáticos, Gao Liu revelou, ainda, que chegou a ter pensamentos suicidas após o episódio.
De acordo com informações do portal The Paper, a clínica em que a jovem foi operada já havia sido alvo de cinco sanções administrativas entre março e outubro de 2020. A informação foi obtida a partir de dados públicos disponibilizados pelo Departamento de Saúde do Distrito de Tianhe. A polícia chinesa investiga o caso da artista, que afirma ter exposto o ocorrido para alertar seus fãs sobre os riscos de cirurgias plásticas.
Complicação comum?
O Brasil é líder mundial em rinoplastia, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). Para elucidar dúvidas a respeito dessa intervenção, o Metrópoles escalou o especialista Alan Landecker.
O médico revela que a probabilidade de necrose após esse tipo de procedimento é pequena. “Quando há uma bom conhecimento da anatomia e a execução correta da técnica por parte do cirurgião, a chance de necrose é ínfima, sobretudo em casos primários”, revela o profissional, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Ele explica que pacientes fumantes são mais suscetíveis ao problema, “uma vez que as toxinas do cigarro prejudicam o processo de cicatrização do corpo”, esclarece.
Para evitar a necrose, além de escolher um cirurgião gabaritado e não fumar, o cirurgião informa que é preciso monitorar bem a região operada até a completa cicatrização. “Assim, se algo não correr como esperado, o paciente consegue acionar o médico a tempo de reverter o quadro. Nesses casos, o uso de vasodilatadores é indicado”, detalha.
Por fim, Alan afirma que, de fato, é necessário esperar cerca de um ano para reparar as complicações de uma rinoplastia, como no caso da artista chinesa. “Apenas após 12 meses o inchaço reduz por completo e o tecido de cicatrização se torna maduro, possibilitando uma segunda intervenção com segurança.”
É incerto dizer como a aparência de Gao Liu ficará depois de sua tão aguardada cirurgia reparadora.