Calos nos pés? Especialistas dão dicas para acabar com o problema
O Metrópoles conversou com um podólogo e uma dermatologista, que explicaram as causas do ressecamento e como evitar
atualizado
Compartilhar notícia
A sola dos pés é uma região naturalmente mais espessa. A epiderme, parte superficial da pele, tem uma camada mais grossa de queratina, assim como nos joelhos, cotovelos e palmas da mão.
De acordo com o podólogo Carlos Eduardo da Silva Lima, da Clinica Emergência dos Pés, outro fator responsável por esse espessamento da região seria a desidratação corporal e o clima. “Quando o corpo está desidratado, existe uma tendência maior para o ressecamento. Em Brasília, ainda temos a questão do clima seco, que tende a ressecar ainda mais“, elucida.
Cuidados básicos
Para a dermatologista Adriana Isaac, da clínica Bella Vita Estética Integrada, os cuidados com a região devem ser diários para evitar problemas como calos e rachaduras . “Quem não hidrata a pele após o banho, ou pelo menos uma vez ao dia, especialmente em clima seco, terá um espessamento maior dessa camada de queratina”, ensina.
Fatores genéticos também influenciam no aspecto da área, mas a especialista reforça que, mesmo nesses casos, a hidratação ainda pode ajudar. “A hiperqueratose plantar — espessamento da parte mais externa da epiderme — está presente em inúmeras condições clínicas, podendo até ser hereditária”, explica Adriana.
Entre os cuidados básicos, além da hidratação, é importante cuidar da higiene na região. “Pessoas que têm tendência a desenvolver a calosidade devem evitar ficar descalças para não expor esse pé a bactérias, fungos e vírus do ambiente”, salienta Adriana.
Carlos recomenda consultar um podólogo mensalmente, para remoção de calos e rachaduras, além prevenir outros problemas. “O podólogo possui os equipamentos e produtos adequados, além do treinamento necessário para realizar o procedimento sem causar ferimentos e agravar o problema”, indica o profissional.
O que evitar
Calçados muito apertados prejudicam. Além disso, se a forma de pisar ou correr estiver traumatizando a planta dos pés, isso também pode causar calosidades. Carlos acrescenta: “Sapatos apertados provocam calos e alteram a postura do corpo e provocam lesões.”
Produto ideal
Os especialistas recomendam, ainda, o uso de pomadas ou cremes à base de ureia. “A ureia tem um alto poder hidratação e previne aspereza e descamação”, indica Carlos Eduardo.
Adriana dá ainda uma dica de ouro na hora de escolher o produto. “Pomadas de ureia na concentração de 10% a 20% são ótimas para os pés; 20% é ainda melhor, e é possível encontrar em mercado e farmácias”, diz.
Segundo ela, o ideal é aplicar a pomada em toda a planta do pé; depois, envolver a área em filme plástico e esperar o produto penetrar. “Depois, deve-se colocar uma meia de algodão para não sujar nada. Então, pode ir dormir e passar a noite com o produto. O pé vai ficar bem macio”, encerra a dermatologista.