Cachos perfeitos: saiba qual o babyliss ideal para cada tipo de onda
Existem vários tipos indicados para conquistar desde cachos definidos até o famoso visual despojado. Veja opções a partir de R$ 89
atualizado
Compartilhar notícia
O universo da beleza se rendeu, mais uma vez, ao charme das ondas nos cabelos. Trata-se de um último adeus ao visual ultraliso dos anos 2000 para abrir espaço ao movimento dos cachos — naturais ou com uma ajudinha tecnológica. Perfeito para dar mais volume e textura aos fios, o babyliss é um antigo aliado das madeixas mas, na última década, o aparelho se consolidou como o novo visual favorito.
Grande parte do sucesso da ferramenta, que usa o calor para modelar os fios, vem também de sua versatilidade. O babyliss serve para moldar desde uma produção com cachos bem definidos até uma ondulação suave e natural, como as famosas beach waves. Fato é que opções não faltam para dar vida aos seus desejos de beauté, desde que você saiba usá-lo.
Para responder todas as dúvidas sobre como alcançar as ondas perfeitas, o Metrópoles convocou o hair stylist Bruno Oliver. De acordo com o especialista, antes de modelar, o primeiro passo é preparar os fios para entrar em contato com a fonte de calor. Certifique-se de que seus cabelos estão completamente secos. Assim, você não corre o risco de “fritá-los”.
“Você pode fazer a escova antes, para garantir que o cabelo estará completamente seco, ou deixar secar naturalmente — desde que coloque a mão dentro dos fios para conferir se não há mais umidade”, ensina.
Com os cabelos secos e prontos, a próxima etapa é investir em um protetor térmico em spray. Aplique o produto a certa distância do cabelo, para que as moléculas não fiquem muito pesadas. Ele cria uma camada protetora, que ajuda a preservar os fios do calor e também contribui para a fixação, mantendo o visual por mais tempo.
Tamanho
Na hora de escolher o babyliss perfeito para os seus fios, é importante levar dois aspectos em consideração: o tamanho do seu cabelo e o tipo de onda que quer criar. Normalmente, quanto maior o cabelo, mais espesso deve ser o aparelho — dado medido em polegadas.
Tenha em mente que, quanto mais fina a ferramenta, mais fechados serão os cachos, então, se você quer ondas soltas, precisa de um aparelho mais largo. No mercado, existem equipamentos que vão de 0,1 polegada a 4 polegadas, mas os mais comuns e versáteis giram em torno de 1 e 2 polegadas.
“Os mais finos servem para pessoas que gostam de um acabamento cacheado, com uma forma bem-definida, especialmente indicado para penteados, como uma trança, ou um cabelo semipreso”, explica Bruno Oliver. Ele também é recomendado para o cabelo afro, contribuindo para garantir o estilo supercacheado depois da fitagem.
Para cabelos abaixo do ombro, o ideal é investir nos tamanhos médios, se você quiser um visual mais despojado, e no tamanho G, caso suas madeixas sejam longas.
Modelador 1 Curves, da Taiff
Modelador de cachos P, da Mondial
Modelador de cabelo profissional, da Vertix
Modelador Fox P, da Taiff
Modelador Ceramic G, da Gama
Modelo
Além do modelo clássico, existem no mercado outras alternativas. O novo favorito das fashionistas, queridinho de celebs como Beyoncé, Luisa Sonza e Kourtney Kardashian, é o triondas, que cria aquele efeito “cabelo trançado” e com ondas supernaturais.
Modelador triondas Deep Waver, da Babyliss Pro
Modelador triondas, da Babyliss Pro
Há ainda uma alternativa em formato de cone, para dar mais movimento e garantir cachos mais abertos na raiz e mais fechados nas pontas.
Modelador cônico curling vermelho, da Lizz
Outra opção é o prático modelador automático miracurl, ideal para facilitar a produção em casa. Nesse caso, é importante estar bastante atenta ao barulho que o aparelho emite: caso você demore demais para retirar o cabelo, ele pode fritar dentro do babyliss. Outro alerta, segundo Bruno, é separar mechas maiores, para evitar que seus fios fiquem presos dentro do aparelho.
Modelador MiraCurl 3, da Babyliss Pro
Temperatura
A última etapa, porém extremamente importante para garantir a saúde dos fios e o sucesso do seu penteado, é não exagerar no calor. De forma geral, cabelos frágeis ou quimicamente tratados não devem passar dos 150ºC. Cabelos finos podem chegar até 180ºC; enquanto os fios mais grossos e volumosos podem chegar até 200ºc, para facilitar e agilizar o processo.