Cabelos cacheados: 9 cremes finalizadores para deixar os fios definidos
Com os produtos ideais, o caminho é certeiro rumo às madeixas controladas e brilhantes. Veja opções a partir de R$ 14
atualizado
Compartilhar notícia
Sai a ditadura dos fios lisos, entra a autenticidade e o movimento dos cachos. Enquanto milhares de mulheres ao redor do mundo estão aderindo à liberdade de exibir a textura natural do cabelo, aproveitar o charme das madeixas encaracoladas também exige uma boa rotina de cuidados.
Versáteis, eles podem ser usados de diferentes jeitos: com formas mais ou menos definidas, bastante ou pouco volume — tudo depende da preferência da cacheada. Independentemente do formato, entre os truques para alcançar o resultado desejado, a finalização é uma etapa fundamental no processo.
Prova disso é que a hashtag #finalizacaocabelocacheado já acumula quase 3 milhões de visualizações no TikTok. Para colocar as técnicas em prática — como a fitagem, tesourinha, plopping ou dedoliss —, ter sempre à mão os produtos adequados é essencial.
Truques de finalização
Antes de partir para a técnica, o hairstylist especialista em cachos John Garcia, do TP Beauty Lounge no Rio de Janeiro, defende a importância de identificar qual seu tipo de fio.
“Existem ondulados, crespos, frisados finos e grossos. Conhecer as características vai determinar o tipo de produto a ser usado tanto para a finalização quanto para tratamentos e outros cuidados que o tipo de cabelo necessita”, pondera.
Com domínio das próprias características, o passo a passo é simples: “Primeiro, coloque um produtinho hidratante e amasse as pontas com a toalha. Coloque a cabeça para baixo e aperte. No final, use um difusor para secar a raiz ou deixe secar naturalmente”.
O expert também ressalta a importância do corte adequado. “Lembre-se, principalmente, de manter a fluidez no corte para dar leveza e ajudar na formação de cachos nas pontas”, ensina.
No TikTok, um truque que viralizou foi o de trocar a toalha por uma camiseta na hora de secar o cabelo. Segundo o expert, a técnica funciona, mas depende do tipo de cabelo. No caso de quem tem mais volume e quer domar os fios, ela pode contribuir. Para cabelos mais ralos, porém, o efeito não é satisfatório.
“Não existe um segredo para todos os tipos de fios cacheados, porque eles têm muitas formas”, defende John. A melhor alternativa é testar o que funciona de acordo com seu estilo de preferência.
Em transição
O período de distanciamento social imposto pela pandemia se apresentou como o momento propício para muitas mulheres colocarem em prática um desejo antigo: o de assumirem a beleza natural, que também se apresenta no formato da transição capilar.
No caso das mulheres que estão vivendo o processo que afeta diretamente a autoestima, o hairstylist recomenda um bom corte, com um especialista em cachos, para dar a leveza e cachear as pontas. Além disso, pegue pesado na hidratação. “É um momento que requer muita paciência, mas o processo vale a pena”, incentiva.
Para montar seu arsenal de produtos adequados, confira uma seleção de alternativas a partir de R$ 14 que prometem fazer milagres pelos seus cachos.
Leave-in Super Light, da Kah-noa
Creme de pentear Brilho Intenso, da Natura Lumina
Leave-in Bye Bye Frizz da Cadiveu Essentials
Geleia capilar Cachos que Tal?, da Monange
Creme modelador Match Respeito aos Cachos, do Boticário
Creme para pentear Crespo Divino, da Skala
Creme Meu Cacho Minha Vida, da Lola Cosmetics
Mousse capilar, da Authentic Beauty Concept
Lotion Refresher Curl, da Kérastase
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia