Cabelo seco e ressecado: saiba qual a diferença e como tratá-los
Ainda que sinônimos, especialista explica que as duas condições possuem diferenças. Saiba como distinguir
atualizado
Compartilhar notícia
Dilema na vida do ser humano, um cabelo bem hidratado pode fazer milagres com a autoestima de alguém. No entanto, para deixá-lo realmente saudável é preciso saber quais tipos de cuidados seus fios precisam. Pensando nisso, o tricologista Tharik Bonomo elenca as diferenças entre o terror dos fios perfeitos: o ressecamento e os aspecto seco.
Ao se falar de cabelo ressecado, automaticamente associa-se aos fios secos, mas Tharik explica que não é bem assim. “Na verdade, existem diferenças. É possível sofrer com os dois problemas ao mesmo tempo, resultando em fios com frizz, ásperos e embaraçados”, conta o expert.
Cabelos secos
De acordo com o especialista, os cabelos secos são uma consequência da falta de hidratação dos fios, “principalmente pelo uso contínuo de chapinha, que retira toda umidade, deixando-os secos. Processos químicos não estão associados com os cabelos secos”.
“Os cabelos secos também possuem um fator hereditário. Se suas glândulas sebáceas produzem pouca gordura, seus cabelos ficam sem brilho, opacos. As escamas dos fios se abrem facilmente o que torna os fios ainda mais vulneráveis.” esclarece o especialista Tharik.
De acordo com ele, cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais seco que os demais. “A oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldades de chegar até a pontas dos fios, devido ao formato espiral que eles têm”, revela o tricologista.
Cabelo ressecados
“Podemos dizer que o cabelo ressecado é um cabelo seco em pior estado”, elenca. Segundo o expert, o cabelo ressecado tem as cutículas mais abertas que os secos e, consequentemente, se embaraçam um pouco mais. Ele ainda possui uma estrutura frágil, arma facilmente, é áspero, embaraçado, possui frizz e pontas duplas.
Bonomo explica que os tratamentos químicos em excesso são os principais responsabilizados por deixá-los com esse aspecto. “Relaxamentos, alisamentos, descoloração e luzes, por exemplo, tendem a deixar os fios com aspecto ressecado. Quando somado aos fatores externos e uso contínuo de chapinha e secador, eles ficam ainda piores”, salienta.
“Vale ressaltar que o ressecamento pode afetar qualquer tipo de cabelo e esta diretamente ligado à rotina de cuidados que você atribui aos fios. Ou seja, se você possui madeixas oleosas e abusa do uso de chapinhas, por exemplo, seus fios vão ficar ressecados”, explica Tharik.
Como saber se meu cabelo está ressecado ou seco?
Primeiramente, é preciso identificar quais podem ser os caminhos que levam os fios a ganhar aspecto de seco ou ressecado. O especialista explica que o cabelo com aparência seca ganha essa forma por conta da deficiência de água, que pode ser ocasionada pelo uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha. Eles retiram a umidade dos fios.
Nesse estado, eles têm aparência opaca, desidratada, fraca e embaraçam com mais facilidade, já que as cutículas ficam abertas, deixando os fios vulneráveis.
No caso dos fios ressecados, Tharik explica que, além da perda de água, eles também possuem deficiência de nutrientes, proteínas e lipídios. Esse aspecto pode ser ocasionado pelo excesso de procedimentos químicos, como coloração, relaxamento, alisamento e descoloração.
Ressecadas, as madeixas ficam quebradiças, com excesso de volume, com frizz, opacas, sem movimento e com o temido aspecto “palha”.
Como reverter?
Cabelo seco
Para esses tipos de cabelos, Tharik indica apostar em tratamentos hidratantes que mantenham o equilíbrio dos fios: “Cabelos secos precisam de hidratação semanal”, diz.
Além disso, os produtos de uso diário também precisam ter propriedade hidratante, com shampoo e condicionador específicos para esse tipo de cabelo. É importante não usar finalizadores que contenham álcool na fórmula, como os em gel, pois ressecam o cabelo.
Cabelos ressecados
“Mesmos surgindo por diferentes motivos, ambos são beneficiados pelos mesmo tipos de tratamentos, sendo que o tratamento para fios ressecados deve ser mais intenso”, explica Tharik.
Para recuperar o ressecado, é preciso hidratar o cabelo, ou seja, fazer tratamentos. “Uma boa opção é experimentar cauterização e outros tipos de procedimento que recuperam a massa capilar e melhoram as características do cabelo, que são perdidas durante colorações e alisamentos”, indica o tricologista.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, gastronomia, comportamento e bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/metropolesastrologia