Entenda 6 erros que estão prejudicando seus cabelos
Dermatologista ensina como resolver problemas comuns que muitos cometem diariamente e prejudicam a saúde dos fios
atualizado
Compartilhar notícia
O segredo para manter o cabelo saudável pode parecer uma ciência altamente complexa, que envolve uma rotina de cuidados elaborada e bastante dinheiro. Contudo, especialistas atestam que as práticas para manter os fios sedosos e brilhantes são mais simples do que você imagina.
O primeiro passo é conhecer seu tipo de madeixas e adotar hábitos específicos para suprir suas particularidades. Mas, apesar do surgimento de novas técnicas e produtos, a rotina corrida e a falta de cuidado podem levar a alguns deslizes que, ao longo do tempo, comprometem a saúde capilar.
Para te ajudar a combater enganos comuns e resolvê-los, o Metrópoles consultou especialistas e elencou algumas dicas:
1. Temperatura da água
Caso você seja do time dos que adoram um bom banho quente, talvez seja a hora de repensar a prática nos dias em que for higienizar os fios. Segundo a dermatologista especialista em tricologia Rita de Cássia Rossini, o ideal é usar água gelada ou, no máximo, morna.
“A temperatura mais alta estimula a produção de sebo nas glândulas, deixando o couro cabeludo mais oleoso. Isso também pode prejudicar a estrutura dos fios, que ficam mais frágeis e quebradiços”, ressalta a profissional.
2. Higienizar a escova de cabelo
Assim como outros produtos de higiene pessoal, a limpeza da escova de cabelo é essencial para limpar todas as secreções celulares e microorganismos que podem, eventualmente, crescer no item de beleza. A recomendação da especialista é fazer uma limpeza adequada periodicamente.
3. Toalha de banho na cabeça
Logo depois de sair do chuveiro, você enrolou os fios na toalha de banho e deixou os fios ali por um tempo? Segundo especialistas, a prática pode ser altamente prejudicial para a saúde dos cabelos.
Isso porque, além do atrito com a superfície, que pode danificar os fios, há ainda o risco de o ambiente úmido estimular o crescimento de fungos no couro cabeludo.
4. Excesso de produtos de higiene
Aplicar o shampoo nos fios três, quatro vezes, não vai deixá-los mais limpos. Pelo contrário: a repetição do uso do produto pode resultar na desidratação dos cabelos, deixando-os mais secos e frágeis. A longo prazo, pode resultar na quebra dos fios.
5. Produtos adequados
Prestar atenção ao que diz o rótulo pode mudar a realidade das suas madeixas. Quem tem cabelos cacheados ou crespos precisa ter atenção especial ao tipo de produto. Um shampoo antirresíduo, por exemplo, conhecido por seu efeito de limpeza profunda, pode agredir os fios e torná-los ressecados.
A recomendação é respeitar o que diz o produto: escolha opções adequadas ao seu tipo de fio: liso, cacheado ou crespo.
6. Máscara x condicionador
Na falta de um produto com efeito condicionador, posso usar a máscara de hidratação para substituí-lo, certo? Errado. A máscara hidratante pode ser utilizada, no máximo, duas vezes por semana, conforme o tipo e dano existente no cabelo.
Para uso diário, o condicionador tem maior capacidade de selar as cutículas garantindo brilho, maciez e facilidade na hora de escovar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.