Cabelo branco sem medo. Inspire-se nas mulheres que assumiram os fios
Esqueça a ideia de que fios brancos são descuido. Essas mulheres decidiram aceitar a idade e usam o grisalho com orgulho
atualizado
Compartilhar notícia
A época em que os primeiros fios brancos começam a aparecer varia a cada pessoa. Para os homens, é apenas um sinal da idade e do estresse da vida moderna, visto como um certo charme. Já as mulheres, em geral, veem neles motivo de desespero. Entram em cena as tintas, as horas no salão e as pequenas fortunas de dinheiro investidas no retoque e no resgate da juventude.
Diva Costa, 55, passou por todos esses procedimentos por mais de 13 anos. Atualmente ela usa os fios grisalhos com orgulho. “Se eu fosse passar tinta no cabelo, eu não ia me entender, não ia gostar ou me sentir bem. Eu me acho super bonita assim”, comenta sobre o visual. Mas a militar nem sempre teve tanta confiança nos fios.
Os cabelos brancos apareceram pela primeira vez quando Diva tinha 35 anos. “Mesmo com poucos fios grisalhos eu usava tinta. Alguns anos depois já tinha bastante e precisava cobrir as raízes a cada 10 dias”, conta. A mentalidade dela mudou oito anos atrás depois de um período de férias.
Diva revela que encarou os fios brancos como uma bandeira. “Todo mundo acha muito fashion um homem de cabelo grisalho ou barrigudinho. Significa que ele tem história e experiência. Por que a mulher não pode também ser vista de forma positiva assumindo o cabelo grisalho dela?”, se perguntou.
A doutora em psicologia e autora do livro “Tinderellas”, Lígia Baruch, acredita que os cabelos brancos ainda causam aversão feminina, mas que a aceitação tem aumentado. Lígia afirma que associamos os fios grisalhos ao descuido por conta de uma estrutura social antiga. “Desde sempre as ‘vovós’ assumiam os brancos quando se colocavam fora do mercado amoroso ou por se sentirem velhas demais para vaidades”.
O machismo influencia essa visão das grisalhas até hoje. “A mulher culturalmente era, e ainda é, valorizada pela beleza mais do que pela inteligência e sabedoria”, fala. A especialista reforça que as mulheres continuam mais aprisionadas socialmente à aparência dos que os homens.
Diva celebra os fios brancos. “Acho que isso cria surpresa porque a gente ergueu esse culto à juventude que se perdeu. Nós, as ‘coroas’, podemos ser estilosas e bonitas com a nossa idade”. A militar também fala que o cabelo branco ainda causa espanto para alguns. “As pessoas olham pra mim e falam: ‘mas você não tem ruga e tem o cabelo quase branco?'”, conta.A especialista Lígia Baruch acredita que a solução para as mulheres abraçarem o envelhecimento é repensar como elas se veem. “À medida que as mulheres se assumirem como autoras da própria vida e não apenas como ‘objetos’ a serem desejados, poderão usufruir melhor dos benefícios que vêm ao aceitarmos o inevitável”.
Confira as famosas que assumiram os fios brancos:
Para quem tem vontade de dar adeus à tintura, o cabeleireiro Chiquinho Alves dá as seguintes dicas:
1. Usar shampoos sem conservantes químicos e condicionadores sem petrolato.
2. Utilizar finalizadores de composição mais hidratante com pantenol e aloe vera.
3. Proteger os fios quando houver exposição ao sol para evitar o amarelamento.
4. Para cabelos crespos e cacheados, a dica é apostar na fitagem (definir os cachos com creme). Um pente garfo ajuda a realçar o look poderoso.
5. Cabelos com química devem ser hidratados em casa a cada 10 dias ou no salão a cada 20.
6. Um bom corte dá um upgrade no visual, tanto para quem prefere as madeixas longas quanto para as que gostam do corte mais curto.