metropoles.com

Buscas no Google por “cachos” supera pela primeira vez “cabelos lisos”

Em dois anos, a procura pelo termo “cabelos afro” cresceu 309%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
1 de 1 - Foto: istock

Nos últimos dois anos, a busca pelo termo “cabelos afro” aumentou incríveis 309%, prova de que o assunto está na cabeça e no imaginário da população. Só no último ano, a pesquisa por “cachos” aumentou 232% e, pela primeira vez, ultrapassou o interesse por “cabelos lisos”, como mostra o gráfico abaixo.

Reprodução/Google

Um estudo do Google intitulado “A Revolução dos Cachos” mostra que os vídeos on-line são os canais mais acessados para a busca desse assunto. De cada cinco mulheres cacheadas, três usam o YouTube para aprender sobre cuidados capilares. Uma em cada três delas consulta a plataforma para se informar sobre beleza em geral. Metade dos acessos pesquisa cuidados com o cabelo.

A estudante de cinema Ana Caroline Brito, de 21 anos, confirma o dado. “O que mais procuro na internet são penteados e formas de hidratação”, afirma. Já a publicitária Danielle Katrine, 26, gosta de pesquisar dicas de produtos e acessórios: “Uso bastante o YouTube para ver tutoriais de como fazer diferentes tipos de turbante”.

O interesse pelo tema é recente. Quando Danielle decidiu parar de alisar os cabelos, havia pouco conteúdo sobre o assunto disponível nas redes. A publicitária conta que passou selante por muitos anos e sempre finalizava com a chapinha. “Me sentia mais bonita, talvez por causa do padrão de que ‘cabelo liso é que é bom'”, revela. Danielle assumiu os cachos depois de fazer um corte de que gostou muito. E passou a valorizar o efeito natural dos fios. 

Arquivo pessoal
Ana Caroline (à esquerda) e Danielle Katrine (à direita).

Outro dado do Google aponta que a busca pelo termo “transição capilar” avançou 55%. Outra conclusão do estudo é que, a cada três mulheres, uma afirma ter sofrido preconceito por conta do cabelo. Com Danielle não foi diferente. “Quando assumi os cachos, várias pessoas diziam preferir meu cabelo liso”, lembra. Ela já chegou a ouvir comentário de que “todo mundo deveria nascer com o cabelo liso”. E conta que foi chamada de “exótica”.

A estudante Ana Caroline diz que na escola ela era obrigada a manter o cabelo sempre preso: “Tinha volume e isso não era aceito, cabelo tinha de ser comportado”. Ainda na infância, ela se ressente de a diretora da creche que frequentava pedir que levasse na esportiva quando os colegas implicavam com o volume de seus cachos.

O levantamento “A Revolução dos Cachos” ainda aponta que a nova geração mudou o conceito sobre os cabelos afro. Um conjunto de 24% das mulheres entre 18 e 24 anos afirma que tem fios cacheados. Quanto mais velha é a mulher, mais difícil é para reconhecer seu cabelo como não liso.

Veja algumas celebridades adeptas dos cachos:

5 imagens
Lupita Nyong'o
Cris participou do The Masked Singer em 2021
E Willow Smith
1 de 5

Taís Araújo está entre os negros mais influentes do mundo

AGNEWS
2 de 5

Getty Images
3 de 5

Lupita Nyong'o

Getty Images
4 de 5

Cris participou do The Masked Singer em 2021

AGNEWS
5 de 5

E Willow Smith

Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?