Baratinho e versátil! Descubra como usar o fubá para cuidar da beleza
Ingrediente famoso na culinária brasileira, fubá pode ser usado em receitas caseiras para a pele. Veja como aplicar e contraindicações
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como o café e a aveia, a aplicação de fubá na pele está entre as receitas caseiras que prometem auxiliar na beleza. Recomendado para esfoliação, hidratação e clareamento de manchas, o ingrediente pode ser combinado de diferentes formas para potencializar seus efeitos.
De acordo com a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fubá é um ingrediente versátil e excelente para fazer esfoliação. Quando somado a cremes hidratantes ou mel, ele não se desfaz, podendo ser usado tanto onde a pele é mais grossa — como nos cotovelos, joelhos e calcanhar — quanto na face. Apesar de não ser agressivo, é preciso aplicá-lo com delicadeza nessas regiões mais sensíveis.
A especialista é favorável ao uso de máscaras e receitas caseiras, mas afirma que a aplicação depende do local e da oleosidade da derme. “Em peles normais a oleosas, o fubá pode ser misturado ao mel. Em peles mais secas, é recomendável acrescentar hidratante adequado”.
O uso de óleos de banho nas máscaras caseiras com fubá também é indicado, mas a dermatologista alerta que algumas versões, como o de amêndoa, podem causar obstrução dos poros.
Contraindicações
O uso do fubá nas misturas feitas em casa é contraindicado para peles sensíveis, que apresentam lesões, acne, rosáceas ou dermatite seborreica. Nesses casos, é preciso avaliação e orientação médicas antes da aplicação das receitas.
O fubá e demais esfoliações caseiras também não são recomendados para pessoas que aplicam a mistura grosseiramente. Nesses casos, o ingrediente pode machucar a pele e resultar em efeitos contrários ao esperado, manchando a derme e causando acne, um processo inflamatório.
Para a dermatologista Mariana Carvalho Costa, doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília, mesmo as peles normais precisam de atenção com os ingredientes. A frequência do uso também deve ser observada: “Em geral, peles oleosas toleram esfoliações a cada sete dias, enquanto as demais precisam que se respeite intervalos quinzenais e mensais”, alerta.
Fubá e mel
Mariana Carvalho aponta nos benefícios dos tratamentos de pele com fubá. Ela recomenda esfoliações de fubá e mel para remover as células mortas da camada córnea. Segundo a expert, além de melhorar o aspecto da pele, “isso contribui para maior penetração de produtos cosméticos e pode influenciar positivamente na sua eficácia”.
A médica Valéria Campos recomenda o mel para a composição de uma máscara suavizante. A mistura pode levar até mesmo clara do ovo.
Apesar de as receitas feitas em casa terem suas vantagens, especialistas indicam que a preferência é mesclá-los com o uso frequente de dermocosméticos. Dessa forma, os resultados serão ainda mais eficazes.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia