metropoles.com

Alerta: brasiliense tem queimadura grave com técnica de depilação

Em grupo no Facebook, usuária contou que temperatura elevada e problemas no manuseio provocaram queimaduras graves em suas axilas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
screenshot-www.facebook.com-2019.11.20-01_24_23
1 de 1 screenshot-www.facebook.com-2019.11.20-01_24_23 - Foto: Reprodução/Facebook

A depilação é, sem dúvida, um dos procedimentos de beleza mais comuns e procurados nos salões de beleza. Não à toa, a cada ano surgem novas tecnologias para acabar com os pelos de forma fácil e, em alguns casos, sem dor. No entanto, há quem prefira, ainda, a tradicional depilação com cera quente. Apesar de popular, a técnica pode causar ferimentos graves quando conduzida sem os devidos cuidados.

Uma publicação do grupo Mães Amigas de Brasília nessa terça-feira (19/11/2019) expôs o que seriam sequelas de um procedimento mal-sucedido, e chocou quem acompanha a página no Facebook. No post, a usuária identificada como Patrícia afirma que, ao se submeter à depilação nas axilas, em um salão de beleza que não costuma frequentar, teve queimaduras de segundo grau.

5 imagens
Usuárias relatam experiências parecidas
Segundo Patrícia, foi necessário procurar um médico
As queimaduras são de segundo grau
Ela afirma que, além do prejuízo estético, tem sofrido muito em decorrência das dores
1 de 5

Imagens fortes postadas por Patrícia chocaram as internautas

Reprodução/Facebook
2 de 5

Usuárias relatam experiências parecidas

Reprodução/Facebook
3 de 5

Segundo Patrícia, foi necessário procurar um médico

Reprodução/Facebook
4 de 5

As queimaduras são de segundo grau

Reprodução/Facebook
5 de 5

Ela afirma que, além do prejuízo estético, tem sofrido muito em decorrência das dores

Reprodução/Facebook

 

Segundo especialistas, relatos como o de Patrícia são mais comuns do que parecem. Isso ocorre porque, para facilitar a aplicação da cera, alguns profissionais elevam demais a temperatura. Para evitar que isso ocorra, é fundamental que o responsável por esse tipo de depilação tenha conhecimento, avalie a pele da pessoa que irá depilar, certifique-se de possíveis resistências ao procedimento e tenha o auxílio de mecanismos/termômetros para controlar a temperatura empregada, que deve estar entre 38 ºC e 40 ºC.

A forma como o material é manuseado também é importante. Deve-se evitar, por exemplo, o excesso de “puxadas” e soluções caseiras. Caso contrário, além de queimaduras, é possível gerar pelos encravados, infecções graves e hipercromia (manchas escuras) na área, principalmente em pacientes de pele morena e negra.

De acordo com a dermatologista Natália Medeiros, os problemas podem ser ainda mais graves caso a depilação ocorra em uma área íntima.

“Pode causar microtraumas e deixar a área mais exposta, o que facilita a entrada de agentes infecciosos e favorece o desenvolvimento de foliculite, por exemplo. É possível que os riscos sejam ainda maiores quando existe reutilização da cera, com contaminação por fungos e vírus, inclusive alguns sexualmente transmissíveis”, afirma. 

Relatos

No post publicado por Patrícia, outras usuárias relataram experiências semelhantes – e muito dolorosas. “Aconteceu comigo, não queimou igual à sua, porém fiquei com as axilas vermelhas, ardendo. Tive febre”, escreveu uma integrante do grupo.

Há relatos de quem teve problemas com outros métodos. “Já fui queimada numa clínica de depilação a laser. Fiquei traumatizada, nunca senti tanta dor”, publicou outra internauta.

Para evitar problemas semelhantes, a dermatologista indica buscar profissionais especializados em depilação e bem-avaliados pelos clientes.

Uma forma de verificar a expertise do estabelecimento é ver o que os usuários dizem a respeito nas redes sociais. Além disso, peça para saber a marca da cera que está sendo usada e certifique-se de que todo o material utilizado é adequado para o procedimento e descartável.

“Todos os métodos de depilação têm seus prós e contras, mas é importante saber da qualificação do profissional e dos cuidados com a higiene do estabelecimento. A escolha do método de depilação pode variar com a extensão e localização da área a ser tratada, lembrando-se também do custo, que varia bastante de um método para outro”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?