7 mitos e verdades sobre o ácido hialurônico, o queridinho do skincare
Especialistas contam tudo o que você precisa saber sobre o ativo que bombou nas rotinas de skincare em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Apaixonado pelo universo de beauté ou não, você certamente já foi apresentado ao ácido hialurônico. O ativo é um dos mais procurados quando o assunto é skincare — além de estar presente em máscaras faciais, hidratantes, sabonetes — e pode fazer maravilhas, inclusive, para a saúde dos fios.
Apesar da pronúncia difícil, a intenção do composto é descomplicar os cuidados com a pele, auxiliando em diversas necessidades. O ácido esteve entre os temas de beleza mais buscados em 2021 e, para sanar todas as suas dúvidas, o Metrópoles partiu em busca de respostas.
Confira 7 mitos e verdades sobre o ácido e atualize de uma vez por todas sua rotina de skincare:
1. Não é indicado para pele mista e oleosa
Mito. Ele é indicado para qualquer tipo de pele. Por essência, o ácido hialurônico está presente naturalmente no organismo humano, o que prova que não há restrição sobre o uso de dermocosméticos com o ativo. Porém, no caso da versão injetável da substância, existem riscos de rejeição, ainda que pequenos.
2. É indicado para todas as idades
Verdade. O ácido tem efeito antienvelhecimento para peles mais jovens, mas pode ser usado em qualquer idade para melhorar os níveis de hidratação no rosto.
No entanto, vale reforçar que ele é altamente recomendado para mulheres a partir de 25 anos, para amenizar as primeiras rugas e manter o viço da cútis por mais tempo.
3. O ácido só pode ser aplicado à noite
Mito. Os cosméticos à base do composto proporcionam uma película protetora, melhorando a hidratação das camadas mais externas da pele, por isso, são excelentes aliados do skincare.
“Além disso, essa não é uma molécula fotossensibilizante, portanto, pela manhã pode-se aplicar um dermocosmético com o ativo antes do filtro solar. E à noite, após a rotina de limpeza”, como explica a dermatologista Cinara Turra, da Sinclair Pharma.
4. Reduz olheiras
Verdade. Devido ao seu poderoso efeito hidratante, o composto pode ajudar a combater, e também prevenir, as temidas manchas abaixo dos olhos.
5. Por se chamar ácido, pode queimar a pele?
Mito. O composto é um ácido fraco e possui fórmulas menos ácidas, o que diminui a possibilidade de irritação. Em geral, dermocosméticos que contém ácido são mais abrasivas quando o pH é muito baixo, o que não é o caso do hialurônico.
6. Colágeno e ácido hialurônico são a mesma coisa
Mito. O ácido hialurônico é uma molécula que tem capacidade de retenção de água, o que proporciona hidratação aos tecidos, mantendo o viço e os volumes adequados.
O colágeno, que também é uma substância produzida pelo nosso organismo, vai manter a estrutura de sustentação da pele, o brilho natural e a elasticidade, como explica Cinara Turra.
7. A ação do ácido hialurônico injetado diretamente na pele é igual aos dermocosméticos que contém a substância na fórmula
Mito. Por sua versatilidade, existe uma ampla gama de procedimentos que podem ser feitos com ácido hialurônico, alguns invasivos, outros apenas com uso de dermocosméticos. No entanto, existe muita diferença entre o ativo nos dois casos.
O ácido hialurônico injetável é puro e denso, e serve para preenchimento de áreas específicas. No caso dos indicado para uso tópico, ele é diluído em água.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.