5 truques de beleza de Paola Antonini para ter cabelos longos e lindos
Exemplo de positividade, influenciadora e ativista falou sobre autoaceitação, truques de beauté e bem-estar, em entrevista ao Metrópoles
atualizado
Compartilhar notícia
Há sete anos, Paola Antonini decidiu transpor as barreiras da pressão estética e aprender a amar o que a torna semelhante — e também diferente — de outras mulheres. No caso dela, um acidente que ocasionou a amputação da perna esquerda mostrou que a beleza vai além de um reflexo no espelho.
Em dezembro de 2014, a mineira de Belo Horizonte sofreu um grave acidente na porta de casa. Ela e o namorado estavam de malas prontas rumo a Búzios (RJ), quando uma motorista perdeu o controle do veículo e atingiu o casal. Ele teve ferimentos leves, mas Paola ficou prensada da cintura para baixo entre os dois carros.
O que poderia ser um momento de luto se transformou em um “renascimento”. Apesar da perda, ela enxergou o que verdadeiramente importa: sobreviver ao trauma. A forma positiva de enxergar a vida como uma dádiva fez da modelo uma inspiração para seus quase 3 milhões de seguidores.
Entre uma gravação e outra da minissérie Todo Dia A Mesma Noite, da Netflix, Paola conversou com o Metrópoles. Influenciadora e, agora, atriz, ela falou sobre autoaceitação e pressão estética no universo digital. Também revelou truques de beleza e a rotina de cuidados com o corpo.
Dentro e fora dos padrões
Antes do acidente, Paola já trabalhava como modelo e conhecia bem as demandas da indústria com altos níveis de exigência em termos de padrões de beleza. Diante da nova realidade, ela decidiu se abrir para apresentar ao mundo sua nova versão, com a “pernoca”, como ela brinca nas redes sociais, e abraçar as marcas que a tornam quem é.
“Quando era mais jovem, a pressão estética me preocupava. Depois do acidente, minha percepção mudou completamente! Eu mostro a minha realidade pelo Instagram, às vezes fico sem prótese sim, tenho uma cicatriz grande na perna, estrias… Não ligo mais”, defende.
A perna protética é customizada com coberturas brilhantes e coloridas, e “virou um acessório, parte do look”, segundo Paola. Após anos preocupada em mostrar um ideal de corpo perfeito impossível, a influenciadora entendeu a necessidade de se despir desses preconceitos estruturais.
“Eu vi que eu era a única pessoa que tinha todas essas marcas e me senti especial por ser única. A gente busca um padrão inatingível e irreal. Não acreditem em tudo o que veem nas redes sociais e não tentem chegar a este padrão inatingível”.
Truques de beauté
Dedicar-se ao bem-estar e à beleza, em busca de uma rotina mais saudável, faz parte desse despertar para a importância de cuidar bem de si. Adepta assídua das atividades físicas ao ar livre, o lugar favorito da modelo é a praia, o que demanda cuidados especiais.
Entre os truques de beleza, Paola mantém uma rotina de cuidados especialmente para exibir as madeixas saudáveis e com movimento. “Não lavo o cabelo todos os dias: é dia sim, dia não; às vezes, dia sim e dois dias não”, explica. Ela também faz hidratação em todas as lavagens e, sempre que possível, opta por deixar as madeixas secarem ao ar livre.
Dona de um cabelo digno de sereia, a embaixadora da Aussie elenca os produtos queridinhos do nécessaire para cuidar dos fios: “Spray leave-in com proteção térmica e o creme intensivo 3 minutos milagrosos da marca, que intercalo nos dias de hidratação”, indica.
“Eu passo o leave-in com proteção térmica sempre antes de ir para a praia ou entrar no mar, na piscina, para fazer uma camada de proteção no cabelo, sabe? Se for praticar esportes na água, eu sempre passo um pouco de creme na ponta do cabelo também, para não ressecar. Fica a dica”, recomenda, entre risos.
Quando o assunto é manter o corpo saudável e com o peso que se adequa às preferências dela, Paola tem um truque especial de hidratação: água de coco. “Eu bebo quase 1 litro por dia — é delicioso, hidrata e faz bem”. A modelo também foi fisgada pela prática de yoga durante a pandemia e recomenda. “Encontre uma atividade que faça você se sentir bem e dê prazer”, indica.
Saúde mental e física em dia
Por trás das câmeras, do bom humor e sorriso largo da mineira, ela transpõe barreiras todos os dias. Após longas caminhadas, Paola sente muita dor. Em ocasiões específicas, a coxa acoplada à prótese fica especialmente dolorida.
“Perder uma perna não é algo simples. São vários obstáculos, eu às vezes tenho dores. São muitos desafios físicos. Poder reaprender a andar, me equilibrar, ir à praia pela primeira vez, tentar coisas novas, esquiar, surfar. Tudo isso foi um presente”, comenta.
Sobre as formas que encontrou de manter a saúde física e mental em dia, a modelo diz que não abre mão de fazer o que ama: praticar esportes, tomar sol, curtir um momento em meio à natureza e, sempre que pode, escapar para a faixa de areia mais próxima.
“Eu recomendo sempre manter o corpo em movimento. Encontrar uma atividade que você realmente goste e se sinta bem em fazer. Não só pelo lado estético, mas pela saúde mesmo. Yoga foi uma das atividades que eu comecei a fazer na pandemia e gostei muito! Outra coisa é tirar um tempo para cuidar de você, ler um livro, fazer um skincare com calma, fazer terapia. Tirar esse tempo pra você, mesmo”.
Ver essa foto no Instagram
Beleza real
No papel de influenciadora, ela reforça a importância de aceitar o próprio corpo. A mineira conta ter negado ofertas para fazer lipoaspiração e propaganda de certos tipos de procedimentos estéticos. Em suas publicações, Paola reforça a importância de se enxergar além dos padrões impostos pela sociedade.
“Nunca fiz nenhum procedimento estético invasivo. Não julgo quem faz, mas acho que não podemos deixar que a nossa autoestima dependa desses procedimentos”, frisa.
A influenciadora revela em detalhes o processo de amadurecimento após o acidente no livro Perdi uma Parte de Mim e Renasci, lançado em dezembro do ano passado. Ela também é fundadora do Instituto Paola Antonini, organização que desde 2020 angaria fundos para doar próteses de qualidade para pessoas que não têm recursos financeiros para arcar com os altos custos.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.