5 maneiras inusitadas de usar manteiga de cacau na rotina de beleza
Comumente usada para hidratar os lábios, a boa e velha manteiga de cacau também traz benefícios surpreendentes à pele e ao cabelo
atualizado
Compartilhar notícia
Ao alcance das mãos em todos os supermercados e farmácias, a manteiga de cacau é comumente usada para hidratar os lábios, sobretudo no outono e no inverno, estações que favorecem o ressecamento labial devido à baixa umidade.
O produto de embalagem minimalista (para não dizer sem graça) e extremamente acessível (ele pode ser encontrado em lojas virtuais por menos de R$ 2) realmente é capaz de dar vida nova à pele sensível da boca, três vezes mais fina que a do corpo, segundo especialistas. Os benefícios do hidratante natural, entretanto, não se limitam à região.
“A manteiga de cacau pode ser usada para hidratar a pele, os lábios e o cabelo, desde que seja orgânica. O produto também pode ser utilizado para amenizar a coceira de picadas de insetos, tratar calos, nutrir cutículas e prevenir rachaduras nos pés”, revela a dermatologista Priscila Câmara de Camargo, à frente da clínica Camargo, em São Paulo.
Segundo a química cosmetóloga Ludmila Slivinski, especialista em cosmetologia natural, a manteiga de cacau, de fato, mantém a hidratação corporal e capilar, assim como faz com os lábios, auxiliando na regeneração.
“A manteiga de cacau é uma ótima aliada da beleza. Além de formar um filme protetor no corpo, possui ação ativa biologicamente, trazendo um aumento na barreira epidermal e dificultando a perda de água para o ambiente”, complementa a profissional.
Pureza do produto
De acordo com a cosmetóloga, a manteiga de cacau 100% natural pode ser aplicada na pele, nos lábios e no cabelo. “Nos fios, entretanto, ela pura pode deixar um aspecto ‘pesado’ nada agradável”, adverte. “Produtos capilares contendo essa matéria-prima na composição trazem melhor espalhabilidade, além da possibilidade de agregar outros ativos também benéficos que irão potencializar os resultados”, complementa.
Nos lábios, o enredo é outro, conforme explica a dermatologista. “Muitos cremes e protetores labiais possuem substâncias nocivas. Por isso, na boca, use sempre a manteiga in natura, pura, sem qualquer outro componente na fórmula”, elucida.
Contraindicações
A manteiga de cacau em si não tem contraindicação, tampouco traz riscos à saúde. Quem atesta é a dermatologista pós-graduada em medicina estética pela Associação Internacional de Medicina Estética (Iaam, na sigla em inglês) Natasha Crepaldi.
“O hidratante natural pode trazer malefícios apenas para pacientes com alergia ao produto, o que é raro”, garante a médica, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Curiosidades sobre a manteiga de cacau
A manteiga de cacau nada mais é do que uma gordura natural extraída da semente de cacau durante ao fabricação do chocolate. O produto é utilizado para a produção do chocolate branco, mas também pode ser facilmente encontrado em uma variedade enorme de dermocosméticos, graças às propriedades hidratantes citadas ao longo desta matéria.
“A manteiga de cacau é composta por 96% de óleos naturais vegetais, o que faz com que a hidratação natural do corpo seja retida, além de promover uma barreira mecânica contra a evaporação de água, vento, frio e poluição”, reitera a dermatologista Natasha Crepaldi. “Ela também é rica em antioxidantes, aliados no combate ao envelhecimento precoce da pele”, adiciona.
Extra: por ter uma absorção rápida, a manteiga de cacau também é indicada para o alívio de queimaduras e irritações da pele. Ela ainda ajuda a reforçar a proteção solar.
Galeria de produtos
Confira produtos à base da matéria-prima, com link de compra direta.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia