Beber refrigerante pode impactar o tamanho dos testículos; entenda
Estudos investigam o impacto que os refrigerantes à base de cola podem provocar entre o público masculino, principalmente, na fertilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores chineses investigavam o impacto que os refrigerantes provocam na fertilidade e descobriram um efeito colateral, aparentemente, preocupante entre o público masculino.
Para a investigação, os pesquisadores observaram 100 camundongos machos por 15 dias. Eles foram divididos em dois grupos e mantidos em gaiolas abastecidas com refrigerantes à base de cola, de duas marcas famosas.
Ao término do período, os cientistas concluíram que altas doses de ambos os refrigerantes à base de cola promoveram o crescimento dos testículos, podendo refletir em problemas de fertilidade.
Essa pesquisa foi publicada na revista Acta Endocrinol. Outros estudos já fizeram essa associação.
Autores da Dinamarca examinaram a associação entre a qualidade do sêmen e a alta ingestão de refrigerantes à base de cola. A investigação contou com 2.554 homens jovens, e os autores concluíram que a alta ingestão do refrigerante pode afetar negativamente a qualidade do sêmen.
Mais investigações ainda são necessárias para comprovar a informação. Porém, a ingestão desse tipo de bebida já é comprovadamente prejudicial à saúde, evite o excesso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica