BBC pede perdão e paga indenização a ex-babá de William e Harry
A emissora fez alegações falsas sobre ela em 1995, na tentativa de conseguir uma entrevista exclusiva com a princesa Diana
atualizado
Compartilhar notícia
A BBC indenizará a ex-babá dos príncipes William e Harry após fazer alegações infundadas sobre ela na tentativa de obter uma entrevista exclusiva com a princesa Diana em 1995.
Acusada de ter um caso com o príncipe Charles e realizar um aborto, Alexandra Pettifer recebeu um pedido de desculpas da emissora no Supremo Tribunal britânico.
A advogada dela disse que as alegações falsas causaram “sérias consequências pessoais”. Uma investigação já mostrou que o jornalista Martin Bashir, do programa Panorama, da BBC, fez uso de documentos falsos para obter acesso a Diana. A entrevista dela para a emissora, que foi ao ar no mesmo ano, conquistou a marca de 22,8 milhões de espectadores apenas no Reino Unido.
A BBC disse que “lamenta profundamente os danos graves e prolongados” causados a Pettifer e sua família. O diretor-geral da emissora, Tim Davie, disse que a corporação pediu desculpas à baba, ao príncipe de Gales e aos príncipes William e Harry “pela forma como a princesa Diana foi enganada e pelo subsequente impacto nas suas vidas”.
“Agora que sabemos da maneira chocante como a entrevista foi obtida, decidi que a BBC nunca mais exibirá o programa; tampouco o licenciaremos na íntegra ou em partes para outras emissoras”, acrescentou o representante da empresa.
A advogada da vítima afirmou que a ex-babá estava “aliviada por a BBC aceitar que as acusações são completamente falsas”.
A corporação vai pagar a Pettifer uma quantia substancial não revelada e seus custos legais.
Outros pagamentos de indenização relacionados ao programa foram efetuados ao ex-secretário particular da princesa Diana e a um ex-produtor.
Investigação e detalhes sobre o jornalista
Uma investigação no ano passado concluiu que a entrevista foi obtida usando documentos falsos e que a BBC ficou aquém dos “altos padrões de integridade e transparência”.
Bashir, que recebeu um prêmio pelo programa com Diana e realizou trabalhos posteriores para a emissora britânica ITV e nos Estados Unidos, já se desculpou anteriormente.
“Eu fiz algo errado, mas, pelo amor de Deus, reconheçam que tínhamos uma relação e reconheçam o que ela contribui por meio daquela entrevista. (…) Eu era um jovem quando a entrevista aconteceu. Espero que as pessoas me deem a oportunidade de mostrar que eu estou arrependido do que aconteceu”, disse o jornalista ao Sunday Times.
Ele retornou à BBC News em 2016, após o polêmico bate-papo com Lady Di, no cargo de editor de religião — mas deixou a emissora em maio de 2021, pouco antes da divulgação do inquérito independente sobre a questionável entrevista.