Batalha das Flores: floristas de Brasília mostram suas maiores criações
A pedido do Metrópoles, designers florais da cidade se inspiraram no novo reality show da Netflix e elegeram suas melhores criações
atualizado
Compartilhar notícia
Recém-lançado na Netflix, o Batalha das Flores tem tudo o que os apreciadores de botânica e reality show curtem: espécies raras de plantas, dicas preciosas de jardinagem, participantes de personalidade forte, jurados gabaritados e disputas repletas de adrenalina.
O programa traz 10 duplas talentosas e criativas em uma divertida competição pelo título de Best in Bloom. O “melhor em florir”, em tradução do inglês, recebe como prêmio a honra de exibir uma de suas criações no prestigiado Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra, uma das vitrines mais importantes do universo da floricultura.
A produção lúdica e bem executada, que já acumula fãs ao redor do mundo, inspirou o Metrópoles a convidar designers florais de Brasília para destacar as suas melhores criações, aquelas que marcaram suas carreiras e exigiram de si criatividade e dedicação.
O resultado é inspirador, assim como a obra-prima do streaming.
Zila Costa
Especialista na técnica de arte floral japonesa ikebana, Zila Costa acumula mais de três décadas de intimidade com flores, vasos e kensans. Um dos arranjos mais memoráveis de sua trajetória profissional foi elaborado em comemoração ao Ano-Novo da embaixada do Japão.
“Para realizar a criação, utilizei bambu, gloriosas, nandina e as orquídeas phalaenopsis e chuva-de-ouro”, detalhe Zila. A arte tem traços geográficos e balanço perfeito de cores.
Higor Lima
Há 10 anos, Higor Lima embeleza importantes eventos da capital com seu talento para produzir esculturas florais. Entre as criações do especialista, uma salta aos olhos pela criatividade e imponência.
“Esse projeto foi criado para abrilhantar uma festa de casamento. Nele, usei folhas de latânia, sementes de Santa Bárbara, eucalipto e ligustro, além de um pouco de capim-barba-de-bode para o acabamento”, revela o profissional. Ele diz que o maior desafio foi dar vida ao shape inusitado da peça.
Rodrigo Resente
Mente criativa à frente da floricultura Magia das Flores, na Asa Sul, Rodrigo Resende é referência na área. Na hora de selecionar sua grande criação, o expert não titubeou e elegeu uma de suas obras mais excêntricas.
“Esse trabalho foi realizado em parceria com o diretor de teatro Fernando Guimarães e apresentado no Taguatinga Shopping. Foi elaborado para um evento gastronômico. Usamos lírios e 1 tonelada de repolho”, diz Rodrigo.
Elder Lima
Professor de ikebana, Elder Lima trouxe à memória um de seus trabalhos expostos em uma mostra criativa no Casa Park.
“É sempre muito desafiador um trabalho de grandes proporções em espaços públicos pela preocupação de que tudo fique perfeitamente fixo e não ofereça riscos, porque o visitante acaba mexendo e interagindo com o material”, afirma Elder. Na obra, ele utilizou esculturas de bambu, azaleias, alstroemérias, asparagus myriocladus e bandejas de ferro.