Banana com água morna realmente reduz a gordura? Descubra
A moda no TikTok, agora, é consumir banana com água morna para queimar gordura. Veja se dá certo ou é balela
atualizado
Compartilhar notícia
E mais um “truque” dietético toma as cenas e acumula milhões de cliques no TikTok: o consumo de banana com água morna. Quem se esbaldou nas calorias no final do ano certamente já está buscando os ajustes na rotina a fim de emagrecer. A nova mistura parece ser uma potente opção para quem quer se livrar dos quilinhos extras — mas será que funciona?
Apesar de não se tratar de nenhuma combinação perigosa (uma vez que consiste apenas em banana com água morna), superestimar a mistura e associá-la a um emagrecimento significativo seria uma fantasia boa demais para ser verdade.
Não há nada na mistura que justifique uma perda de peso real. Contudo, se a informação for contextualizada a outros detalhes, como substituir a ingestão doces ou fast-foods por banana com água morna, poderia começar a fazer algum sentido.
A banana é fonte de fibras, que colaboram com a saciedade e com a melhora do trânsito intestinal, enquanto a água ajuda na hidratação. Entretanto, de nada adianta investir na combinação se, nas demais refeições, você optar por um cardápio repleto de alimentos ultraprocessados, embutidos, açúcares e frituras.
Truque viralizou no TikTok
De acordo com vídeos que circulam na rede, a mistura deveria ser tomada pela manhã, e logo a perda de peso ocorreria, como num passe de mágica.
Tenha em mente que a internet gosta de vender soluções milagrosas e que, na maioria das vezes, não se estendem ao mundo real. É claro que o consumo de frutas sempre deve ser incentivado, por se tratarem de alimentos ricos em nutrientes. Porém, incentivar a prática prometendo emagrecimento milagroso pode levar indivíduos a uma frustração, somada a prejuízos emocionais.
Logo, se quer realmente investir no emagrecimento, faça substituições inteligentes no cardápio, reduzindo a ingestão de itens industrializados, ricos em açúcares, gorduras e sódio
Invista, ainda, em refeições e alimentos de verdade. Controle as quantidades e pratique atividade física regularmente. Para orientações especializadas, procure um profissional da área.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica