Atenção, pais de plantas: agora elas têm a própria playlist de músicas
No Brasil, 19% dos usuários do Spotify reproduziram músicas para suas espécies, de um cardápio de quase 3 milhões de listas só para elas
atualizado
Compartilhar notícia
Não é segredo que uma playlist animada pode salvar seu dia – oferecendo mais energia para quem quer começar bem a semana, ou com aquele hit que sempre te deixa feliz. Mas será que, para as plantas, ouvir música também funciona? De acordo com os fãs das “verdinhas”, a resposta é sim. Elas até ganharam listas musicais pensadas especialmente para o “bem-estar vegetal”.
A tendência foi confirmada pelo Spotify, que verificou um aumento de 1.400% nas reproduções de sua playlist Music for Plants no último ano. Os “pais de planta” cuidadosos foram incentivados a criar as próprias listas, batizadas com nomes de espécies populares – como jasmim, lavanda, cactos e samambaia -, ou com objetivos específicos.
A lista de opções é extensa – desde jazz, músicas para fazê-las crescer, e até harmonias “aventureiras” ou clássicas. No cardápio, existem 2,9 milhões de playlists criadas por usuários pensadas especialmente com foco em jardinagem, compostas por faixas que vão desde Frank Ocean, passando por Beatles e chegando, até, ao The Killers.
De acordo com a empresa, a preocupação com o crescimento das espécies a partir da música não é novidade. A tendência começou a aparecer ainda na década de 1970, com base em uma teoria popular de que as vibrações do conteúdo de áudio estimulam o crescimento das espécies.
Além disso, se você já bateu um papo com as suas plantinhas enquanto as rega, saiba que não está sozinho. Um levantamento global feito pela plataforma aponta que 21% dos proprietários de plantas no mundo (aqui no Brasil, esse índice chega a 31%) tentaram conversar com as espécies que têm em casa ao longo do último ano.