Restaurante Norton ganha prêmio internacional de arquitetura
O Prix Versailles é promovido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos. Bloco Arquitetos é responsável pelo projeto
atualizado
Compartilhar notícia
O restaurante Norton, no Brasil 21, foi premiado em um concurso internacional que elege os melhores projetos de arquitetura comercial. Idealizada e realizada pelo Bloco Arquitetos, a área de 500m² chama atenção pela estrutura de madeira no teto. A cerimônia do Prix Versailles aconteceu no Chile, em abril, organizada para anunciar os vencedores da América do Sul, Central e Caribe. No dia 15 de maio, outra cerimônia ocorreu, dessa vez na sede da Unesco em Paris, em celebração aos vencedores mundiais.
O Prix Versailles é uma premiação internacional organizada pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos para buscar, ao redor do mundo, projetos em áreas comerciais relevantes.
O prêmio é dividido em uma categoria mundial e outras por região — são agraciados projetos de restaurantes, shoppings, lojas e hotéis. Foi entre os 10 vencedores da América Central, do Sul e Caribe que o Norton ganhou o Prêmio Especial Exteriores.“O comércio é associado à funcionalidade utilitarista, ao imediatismo, à ausência de risco, à pobreza de estilo. E a cultura está ligada à beleza e à criação. Naturalmente, esta oposição não é sistemática e os projetos de qualidade são numerosos, mas estão se tornando cada vez mais raros. O Prix Versailles tem como finalidade precisamente fazer evoluir este cenário”, descrevem os organizadores da condecoração.
“Para nós, o mais importante é que se trata de uma premiação com o objetivo de promover projetos comerciais com valores artísticos ou culturais. Acreditamos que essa visão é necessária não só para a arquitetura comercial, mas também para toda a construção da cidade em suas diferentes escalas”, conta Matheus Seco, um dos responsáveis pelo Bloco Arquitetos junto com Daniel Mangabeira e Henrique Coutinho.
“Um dos objetivos do nosso trabalho é buscar valores que possam transcender o imediatismo. Acreditamos que a arquitetura não deveria existir somente para atender ao ‘mercado’. Sua principal função é melhorar a vida das pessoas. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido por premiações que reconhecem esse esforço e clientes que acreditam nele”, explica o arquiteto.
Veja mais fotos do restaurante: