Planejando reformar? Inspire-se neste apê de 95m² que esbanja personalidade
Situado na capital paulista, imóvel inova na união entre comodidade e arquitetura que leva a personalidade do cliente
atualizado
Compartilhar notícia
A decoração e arquitetura das residências precisa acompanhar o estilo de vida e a personalidade dos moradores, para que haja a sensação de conforto e, principalmente, pertencimento. Foi pensando nisso que o arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura, projetou um apartamento clean, descontraído e prático para um de seus clientes, um homem solteiro na faixa dos 40 anos.
A propriedade situada na capital de São Paulo tem 95m² e a estrutura necessária para receber familiares do interior paulista com frequência. Esse era, inclusive, um dos maiores requisitos do cliente de Renan: ser capaz de acolher bem os convidados.
O arquiteto iniciou os trabalhos no apê ainda na fase de construção, o que facilitou a manutenção do projeto para atender aos gostos do futuro morador. “Conseguimos iniciar a obra praticamente do zero, como se fosse uma verdadeira ‘tela em branco’, que nos possibilitou projetar vários pontos interessantes, aguçando nossa imaginação”, relembra.
Na composição da estrutura, as paredes que separavam os ambientes principais como sala, cozinha e varanda foram dispensadas para dar ênfase a integração. Para os pisos, a escolha foi um porcelanato que simula efeito de madeira e facilita o processo de limpeza e manutenção.
Área de convivência
Com a integração, a sala de estar tornou-se a grande estrela da residência, que ganhou ainda mais amplitude com a aplicação de um espelho atrás da televisão. No décor, o foco foram elementos em cores e materiais mais neutros.
“Essa base neutra permitiu a inserção pontual de cores por meio das nossas escolhas de objetos decorativos presentes em vários pontos do ambiente”, relata Renan.
Para dividir o espaço, a proposta do arquiteto foi uma porta de vidro entre a sala de estar e varanda gourmet. A decisão também teve o objetivo de preservar o restante do imóvel, principalmente na ocorrência de eventos.
A varanda é constituída por uma mesa de jantar com seis lugares, poltronas e uma adega. O armário, em madeira escura ripada, combinou com o tampo da bancada, evidenciando uma atmosfera sóbria e elegante. O toque final que garante charme ao ambiente é o grill, escolhido para proporcionar mais praticidade ao cliente, diferente de uma churrasqueira.
Cozinha
Na lista de desejos do morador também constava o sonho de uma península espaçosa, com direito à cuba, torneira gourmet e cooktop a gás.
Atrás da península, ficou a área destinada aos armários, eletrodomésticos e um item inusitado: um plantário, uma espécie de estufa doméstica, que serve para ter acesso a vegetais frescos e orgânicos, além de ser útil para se reconectar com a natureza em meio à correria diária.
Quartos
O dormitório principal foi projetado com suíte, closet e uma pequena varanda separada apenas por uma porta de vidro. A intenção é garantir o conforto do morador e permitir alguma privacidade em dias de casa cheia. A paleta escolhida varia entre tons suaves de verde ao azul brilhante, presente no banheiro.
Em outro quarto, a ideia foi multifuncionalidade. Além de um miniescritório, o cômodo dispõe de estrutura suficiente para hospedar alguém com conforto. A combinação entre mesas e um sofá-cama visa descontrair o espaço e tirar o estigma de um ‘ambiente para hóspedes’. Há também um armário espelhado e estante feita de nichos.