“Exibido”, concreto se firma como tendência de decoração
Com ares modernistas, material usado na construção civil imprime estética contemporânea e vira novo destaque do décor
atualizado
Compartilhar notícia
O concreto é o coração de muitas edificações e elemento fundamental à maioria das casas brasileiras. No entanto, o material (uma mistura de água, cimento e pedras) sempre se manteve escondido, coberto por camadas de rejunte e litros de tinta. Até agora. Na esteira de tendências como o cimento queimado, ele ressurge repaginado em projetos com pé no modernismo.
Faz todo sentido que arquitetos brasilienses invistam na proposta. Berço dos mais representativos projetos de Oscar Niemeyer, os profissionais locais respiram essa estética quase que diariamente em suas andanças pela capital federal.
“O concreto foi a base do modernismo nas obras de Oscar por todas as possibilidades que ele apresenta. Nasceu com Brasília na década de 1960, e algumas pessoas continuaram com esse conceito. Mas, recentemente, ele passou muito tempo escondido”, conta Karla Amaral, arquiteta que acaba de lançar o banco-módulo Superquadra, inteiramente construído com o material.
O item de mobiliário pesa 180kg e pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. É um dos elementos centrais do Lounge Metrópoles, que Karla assina na CASACOR2019.
“Nós, da capital, assumimos o concreto de uma forma muito natural”, assegura.
Para ela, o fato de transitar entre o rústico e o elegante, além de uma textura toda particular, permitiu o retorno triunfal do elemento que tem a cor cinza como padrão.
Não foi apenas Karla Amaral quem enxergou esse potencial. Na mostra, a mais importante da América Latina, também é possível ver outros projetos com esse olhar afetivo ao concreto.
No Living CasaPark, de autoria do estúdio Choque Arquitetura e Design, ele surge aparente e na companhia de bancos de pedra e madeira.
A arquiteta Deborah Pinheiro também valoriza estruturas de concreto na Casa Finitura, ambiente que tem como ponto de partida as características da Casa da Manchete, projetada por Niemeyer e que abriga o evento.
Na galeria, confira outros ambientes que apostaram no concreto: