CASACOR pelo mundo: as tendências que marcaram as edições de 2022
Saiba o que esperar da CASACOR Brasília, marcada para setembro e outubro, ao dar um giro pelas mostras do Peru e da Bolívia
atualizado
Compartilhar notícia
Sucesso em diversos estados do Brasil, a CASACOR também realiza edições anuais em outros países. Peru e Bolívia, por exemplo, sediaram o evento de decoração de maio a julho deste ano. Pensando em entrar no clima da mostra, que chega a Brasília em setembro, o Metrópoles separou algumas tendências das edições internacionais que podem, muito em breve, ser vistas por aqui também.
O tema Infinito Particular foi o escolhido para as exposições de 2022, nacionais e gringas. Segundo os organizadores do evento, a temática busca inspirar os expositores a mesclar ambientes com histórias reais.
CASACOR Peru
A CASACOR peruana aconteceu entre os dias 24 de maio e 3 de julho. Com 48 ambientes, a mostra contou com a participação de mais de 60 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers.
O evento foi sediado em quatro mansões construídas na década de 1970 e assinadas pelos arquitetos Miguel Cruchaga, Ernesto Aramburú, Germán Costa e Lucho Santisteban.
Além da presença de elementos que rementem à natureza, como a madeira, algumas peças e texturas apareceram com mais frequência nos ambientes — sinais que apontam para tendências ótimas de investir.
A arquiteta Fiorella Milla-Leon foi uma das expositoras da edição e ficou responsável por decorar as salas principais, o terraço e a sala de jantar da casa projetada por Cruchaga. “Os espaços eram bem amplos, com tetos de madeira e grandes janelas com vista para o jardim”, descreve Fiorella ao Metrópoles.
“Senti que deveria celebrar e desfrutar da paisagem natural do local, criando uma verdadeira casa, um ambiente de reconexão com nós mesmos”, conta.
Explorando a vantajosa estrutura do espaço, Milla projetou ambientes para darem sensação de conforto. O protagonismo do projeto geral da expert ficou com as janelas, que tinham vista para o jardim, e com o teto alto revestido de madeira. A decoração eleita foi a mais neutra possível, mas “diferenciada”, conforme define a responsável.
“À luz de velas. Foi assim que senti que o projeto deveria ser composto. Aconchegante, com muito conforto, personalidade e onde a vontade fosse de ficar”, diz.
Mármore branco
O mármore branco apareceu em peso na CASACOR Peru. A textura foi selecionada para o chão, a parede, a bancada da cozinha e até mesmo para a mesa de centro da sala de estar.
Nada de quinas
Além do mármore, peças decorativas de formato circular foram eleitas pela maioria dos profissionais da mostra. Deixando de lado as mesas, os sofás e os objetos com quinas, a criatividade em torno dos itens redondos invadiu o evento.
A forma geométrica pôde ser observada nas luminárias, nas mesas de centro, nos pufes, nos quadros, nos espelhos, nos tapetes e até no encosto das cadeiras da mesa de jantar.
Luminárias criativas
A CASACOR também é um espaço para expor o que há de inovador no mercado arquitetônico. No que diz respeito às luminárias, a maioria dos arquitetos e decoradores fugiu do senso comum. Com diferentes formatos, cores e estruturas, a diversidade das peças foi explorada nos mais diversos ambientes.
CASACOR Bolívia
Em sua nona edição, a CASACOR Bolívia aconteceu entre os dias 17 de maio e 25 de junho. O local escolhido para sediar a mostra foi o edifício histórico de Santa Cruz de la Sierra, espaço onde o Hotel Asturias funcionou por mais de seis décadas. Com características arquitetônicas do século passado, os mais de quatro mil m² da casa recebeu 35 ambientes, projetados por 55 profissionais.
Os irmãos Ana Villagómez e Moisés Villagómez integraram o time da mostra boliviana. Os profissionais criaram o Loft Refugio Natural, espaço de cem metros ² em que a arquitetura e o paisagismo se misturaram de maneira harmônica. O pequeno apê foi composto por sala, cozinha integrada, quarto com closet e banheiro.
“Usamos muitos materiais nobres, como pedra, revestimento de barro e madeira, e procuramos criar uma conexão entre o ser humano e a natureza”, revela a arquiteta e paisagista ao portal.
O ambiente com direito a jardim permitiu que os profissionais trabalhassem o paisagismo da área verde. Cerca de 40 m² do espaço foram dedicados a “recriar um microclima de florestas, respeitando as duas palmeiras que já existiam no espaço”.
Couro e tons terrosos
Assim como no projeto dos irmãos Villagómez, o uso de itens que remetem à natureza foi predominante na CASACOR Bolívia deste ano. A maioria dos ambientes contou com objetos ou mobílias em tom terrosos, além de peças em couro.
Elementos em preto
Para quem gosta do ar simplista e refinado que o preto proporciona ao décor, é possível se inspirar em alguns ambientes da mostra boliviana. Na maioria deles, a coloração neutra foi usada em contraste, principalmente, com o dourado e o laranja.
Corda náutica
O uso da corda náutica foi um sucesso na última edição da CASACOR Brasília, em 2021. Para este ano, os profissionais da Bolívia também demonstraram que o elemento veio para ficar.
Além da resistência, a corda náutica dá bossa a espaços sem graça. Por lá, seu uso foi explorado em ambientes externos. Confira:
CASACOR Brasília
Em 2022, a icônica mostra de decoração celebrará 30 anos em Brasília. A edição comemorativa acontecerá de 3 de setembro a 30 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, no coração da cidade. Ao todo, serão 50 ambientes, todos inspirados no tema Infinito Particular.