CASACOR: arquitetos dão spoilers das tendências de décor para 2022
A edição de Brasília tem início no dia 26 e reúne mais 40 experts do mundo da arquitetura e da decoração
atualizado
Compartilhar notícia
Antes da sua abertura ao público, a CASACOR Brasília 2021 abriu as portas ao Metrópoles e mostrou um pouquinho do que os visitantes poderão ver na exposição deste ano. Com o tema Casa Original, a 29ª edição do evento promete retomar com ambientes mais abertos, muito verde e ampla exploração da luz natural.
Com início na próxima terça-feira (26/10), a mostra de 2021 acontece na 904 Sul, na antiga sede da CEB. Além de ser um ambiente mais amplo e arejado, a locação escolhida para esse ano também recebeu as edições de 2010 e 2011. O espaço tem 9 mil m² e adequa 37 ambientes assinados por mais de 40 profissionais que ditam as tendências do décor para 2022. Confira alguns.
Tons neutros e elementos naturais
Desde a pandemia causada pela Covid-19, as pessoas precisaram passar mais tempo dentro de casa e, com isso, conviver por dias em um único ambiente. A situação influenciou nas reformas e na busca por soluções que deixassem os espaços mais confortáveis e menos “enjoativos”. Foi pensando nisso que a designer de interiores Cybele Barbosa investiu nos tons neutros no Espaço Com Vivência, ambiente criado por ela para a CASACOR.
“Nos meus projetos, eu tento focar no bem-estar e no aconchego. E foi isso que eu quis trazer com os tons neutros: a vontade de ficar e o desejo de querer estar em casa”, explica, ao Metrópoles. Com um ambiente que reúne cinco espaços diferentes em 220m², os recursos naturais são os protagonistas do ambiente. Cybele investiu na madeira sustentável, plantas naturais, rochas de tom cinza e produtos recicláveis. Mas quem rouba a cena é o jardim no quintal que invade a casa.
Madeira
Para quem procura inspirações com madeira, opções não vão faltar. Assim como as plantas, elas chegaram para ficar de vez. Inspirados por essa tendência, o arquiteto Roberto Lecomte e a designer Sheila Beatriz criaram o Wood Office Cipem. O ambiente consiste em um escritório de jardim e possui 48,98m² de construção com madeira sustentável oriunda da Amazônia.
Além de muito conforto, ele esbanja charme. Com amplas janelas que permitem a passagem de luz natural e contato com o verde do lado exterior, o ambiente exala um ar aconchegante.
Veterana na CASACOR, a arquiteta Walleria Teixeira, que completa sua 24ª participação no evento, também escolheu investir na madeira. Em parceria com Ney Lima, seu amigo de longa data com larga experiência mostra, eles construíram a Casa Duratex. A dupla também investiu na forte presença de recursos naturais, como plantas e pedras.
Apostando na tendência para 2022, Lima conta que escolheu madeira natural certificada para construir o ambiente. Com 168m², os experts reviveram o conceito de originalidade com objetos de artesanato do interior de Minas Gerais.
“São quadros e porta-retratos antigos que nos remetem à memória afetiva. Percebemos que essa coisa do cheiro, da textura e do conforto está muito em alta. Era isso que queríamos fazer, trazer essa sensação de aconchego e de tranquilidade, esse foi o nosso conceito”, compartilha o arquiteto.
Convivência
Motivados pelos distanciamento que a pandemia causou, diversos expositores criaram ambientes para compartilhar momentos com os amigos e com a família. De forma bem criativa, o escritório Stúdio Ark promete transformar o conceito da garagem.
“Escolhemos a garagem porque acreditamos que o carro pode ser um objeto de design, assim como uma obra de arte ou uma poltrona”, conta o arquiteto Bruno Pessoa, responsável pelo ambiente. “A ideia não é que ela seja o espaço de recepção principal da casa, mas aquele local onde você recebe poucos amigos, às vezes para uma conversa informal, para algo mais íntimo, para fumar um charuto ou tomar um vinho”, indica.
Pessoa também investiu nos tons neutros no ambiente e, principalmente, no branco. “Quisemos trazer o claro. Acho que essa torna o ambiente um pouco neutro e ele pode ser versátil, para qualquer pessoa, de um homem, de uma mulher… Ele pode ser de quem quiser tê-lo”, encerra.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia