Casa de praia de 670m² em São Paulo une estilo urbano e integração total
O projeto, desenvolvido pelo escritório de Patricia Penna, combina o visual moderno com o contato com a natureza
atualizado
Compartilhar notícia
O estilo urbano e moderno da casa de praia projetada pela arquiteta Patricia Penna, à frente de escritório homônimo, permite a apreciação da natureza e do lazer sem perder a sofisticação. Situada no litoral norte de São Paulo, a propriedade conta com 670m² para o desfrute de momentos memoráveis durante férias, finais de semana, feriados prolongados ou uma simples pausa da rotina corrida.
Embora a casa esteja à beira-mar, a maior solicitação dos futuros moradores, um casal com filhos jovens, era que o local não tivesse o característico ar de “litoral”. A estratégia de Patrícia foi utilizar materiais naturais, como madeiras e fibras, desde o projeto arquitetônico completo ao de interiores. Além disso, a profissional escolheu uma edificação contemporânea, que remete aos imóveis localizados no centro da cidade.
“Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, declarou Patrícia.
Além da sensação de sentir-se em casa, o casal proprietário desejava que houvesse uma área espaçosa para o convívio da família e dos hóspedes. A tarefa foi concluída com sucesso pela arquiteta, que optou por integrar todo o ambiente social. Living, sala de jantar e home theater tornaram-se um só. A separação entre os três e o espaço gourmet e da varanda foi feita com portas de vidro.
Arquitetura de interiores
Ademais a estrutura de toda a casa, Patrícia também acatou aos pedidos dos clientes no design da acomodação. Por se tratar de um local destinado ao descanso e ao lazer, o time preferiu os acabamentos e revestimentos resistentes e que não precisassem de processos de limpeza e manutenção complexos, como diferentes tipos de porcelanato.
Na varanda externa, o décor para o pós-mar ou piscina tem a prevalência de mobiliário com linhas retas e orgânicas. Segundo a arquiteta, há mais de 20 anos no mercado, são a própria definição do conforto. Dentro da casa, por outro lado, o destaque fica a cargo do diálogo da arquitetura com o design e acabamentos dos móveis, sobretudo nos painéis de madeira com portas de correr.
A sala de estar traz toques de azul que combinam com a paleta de tons claros, como no tapete de estampa geométrica e na tela, com gradiente azulado. Na cozinha, o charme é o esquema de cores e acabamentos atemporais, enquanto no entorno da piscina e em toda área externa da residência, o paisagismo é o destaque. “Valorizou a arquitetura por meio da profusão de espécies e suas precisas implantações, tornando o uso externo muito mais aprazível”, completou Patrícia.
Por fim, no andar superior, as suítes oferecem layouts minimalistas e tons leves. A madeira clara marca presença com efeitos únicos, tanto no revestimento das paredes quanto com o efeito modulado ou ripado. As amplas janelas combinam com o mobiliário e permitem o vislumbre da paisagem e da área externa, introduzindo a beleza da luz natural.