Casa Brasiliense: com décor escandinavo, lar atrai conforto e calmaria
Durante a quarentena, a influencer Karl Jenneth apostou na reformulação da casa para ter mais paz e tranquilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como a de milhares de pessoas, a casa da influenciadora digital Karl Jenneth, de 48 anos, foi transformada durante a quarentena. Em busca de aconchego e identificação, ela trocou as paredes coloridas e o excesso de objetos pela decoração escandinava, que preza pela tranquilidade dos moradores, por meio de tons mais claros, mobiliário em madeira e iluminação em abundância.
O lar da blogueira ganha, agora, destaque na série Casa Brasiliense, publicada aos domingos pelo Metrópoles. O complicado de reportagens mostra como moradores do Distrito Federal transformam a própria residência em um espelho de suas personalidades. Anteriormente, apareceram a jornalista Ana Evelin, o designer de joias Antônio Henrique e a aposentada Elizabeth dos Reis Guimarães.
Servidora pública há 26 anos, Karl teve que aderir ao home office em março do ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Sem a rotina agitada do trabalho, ela pôde dar mais atenção ao lar. A reforma focou nas cores, acabamento e mobiliário, sem a quebra de paredes.
“Antes da pandemia, já estava programada uma mudança muito grande na sala. Durante essa mudança, veio a Covid-19. Em seguida, o banheiro teve um vazamento e tive que reformar tudo. Aí, como vi que íamos passar muito mais tempo em casa, sem viajar, decidi reformar logo tudo”, conta Karl, que mora em Brasília desde os 3 anos de idade.
Ver essa foto no Instagram
Como é criadora de conteúdo há mais de cinco anos, as obras não poderiam ficar de fora das redes sociais. Ela compartilhou com os mais de 72,5 mil seguidores cada novo passo e recebeu diversos feedbacks positivos. Entre eles, pedidos de parcerias com empresas locais do nicho.
“Comecei a publicar e os parceiros foram surgindo naturalmente. Virou um conteúdo muito importante, foi muita gente engajada a fazer obra durante a quarentena. Os seguidores me mandavam fotos e relatos”, conta.
Ver essa foto no Instagram
A casa, situada em Taguatinga, conta com 150 m² de área construída, dividida em dois quartos, uma suíte, cozinha, banheiros, sala e escritório. Na parte externa, Karl, o marido e os dois filhos, de 19 e 21 anos, desfrutam de área gourmet, garagem e jardim.
A decoração escandinava predomina em cada cantinho, tornando o lar o que Karl sempre sonhou: um local aconchegante e que “abraça” as pessoas. O design nórdico é uma tendência mundial, que visa, sobretudo, a criação de um ninho para os moradores. Quanto mais simples, confortável e sofisticado, melhor.
“Gosto muito de assistir séries que acontecem na Dinamarca e comecei a observar muito a decoração deles, como funcionava e o porquê. Fui pesquisando bastante sobre decoração escandinava antes de colocar em prática”, explicou ela.
O décor da casa de Karl, conforme a tendência, se destaca pelo visual clean, com predominância do bege, cinza, branco e palha. Os móveis contam com linhas retas e cores mais escuras e amadeiradas.
O visual é visto em quase toda a casa, principalmente na cozinha. O local é considerado o coração da residência, segundo Karl. É lá que ela e o filho mais velho, estudante de gastronomia, soltam a criatividade e preparam pratos diferenciados para a família.
Nos banheiros, a ideia da servidora foi deixar tudo off white, ou seja, o mais branco possível. Os quartos, por outro lado, combinam cinza e madeira clara.
A decoração é completa por uma minisselva, distribuída pela casa. Dentre tantas plantas, as mais queridas de Karl são as jiboias e a zamioculcas. “Um ano que comecei a cuidar e até hoje só matei uma samambaia. Foi duro, sofri no início para aprender e fui estudando até saber quando dar água, deixar no sol, essas coisas”, revela.
Lar, doce lar
Devido ao distanciamento social, Karl e a família têm concentrado toda a rotina em casa, para evitar a contaminação com o novo coronavírus. Com a necessidade de novos passatempos, a área gourmet ganhou um papel especial.
Além de servir para que ela e o filho cozinhem novidades, Karl conta que aproveitou o período em casa para começar um novo hobby, o de decoração de mesas. Os pratos especiais passaram a ser combinados com vinho, outro gosto aprimorado pela família durante o distanciamento.
“Há cada semana ou 15 dias sempre invento algo novo. É uma forma de deixar o isolamento mais gostoso, com mais interação entre a família. Em junho, fizemos uma festa junina só para quatro pessoas. Foi muito bom”, relembra Karl.
Tornar a casa confortável também tem sido importante para o futuro descanso da influenciadora, que está prestes a se aposentar. “Sempre trabalhei muito fora, de manhã, tarde e noite. Não tinha tempo de ficar em casa e, de um ano para cá, descobri como cuidar de literalmente cada cômodo. Amei isso! Como pode a gente correr tanto e deixar o lugar mais precioso da nossa vida para trás?”, reflete Karl.