Aprenda truques simples para fazer seu apê pequeno parecer muito maior
Com algumas dicas básicas, é possível dar um up no visual da sua casa e ainda poupar alguns metros (ou centímetros)
atualizado
Compartilhar notícia
Cada vez mais pessoas se adaptam a lugares compactos para viver. Os poucos espaços, principalmente nas cidades grandes, têm grande influência nisso. Mas como aproveitar o ambiente com poucos metros quadrados? No momento da obra ou de decorar seu apartamento (ou casa), podem surgir algumas dúvidas em relação ao que deve ser feito para deixar o lugar mais versátil e confortável.
Confira algumas dicas que o Metrópoles separou para você.
Priorize móveis planejados
Pensar em uma mobília que seja feita especialmente para aquele lugar faz total diferença, explica a arquiteta Fernanda Campiolo. “Sempre recomendo móveis planejados. Um dos maiores erros é colocar mobiliário incompatível”, ressalta.
“Com esse recurso, foi possível ganhar espaço e evitar a compra de mais um móvel para o apartamento. Demos mais mobilidade e fluidez entre os ambientes”, explica a arquiteta. Dar preferência por uma mobília planejada ainda evita comprar objetos desnecessários que possam poluir o ambiente.
Armários embutidos
Essa é uma excelente opção para quem tem pouco espaço, porém precisa de versatilidade. Quando embutido, o armário aproveita uma área que, provavelmente, não teria nada. É possível encontrar lugares em uma parede vazia, um corredor sem vida ou atrás de uma porta, por exemplo.
Ambiente compactos ou divisórias vazadas
Evite divisórias rígidas. Elas reduzem a amplitude visual. Junte os ambientes com móveis que converse com dois espaços diferentes sem perder sua singularidade. Caso fugir delas seja inviável, a opção são as vazadas. Campiolo usou essa estratégia nesse apartamento de 24m², no qual a sala e lavabo dividiam o mesmo ambiente. Ainda é possível brincar com a criatividade e usar diversos formatos para a divisória, deixando o ambiente ainda mais a sua cara:
Priorize tons claros
Além de darem sensação de amplitude, “as cores suaves de madeira clara e painéis de marcenaria brancos não cansam e nem enjoam”, aconselha a designer de interiores Carolina Bordonco. As escolhas desses tons ainda podem trazer uma maior sensação de aconchego.
Mais do que decorativos, pontos estratégicos de cor têm o intuito de serem funcionais e trazerem a personalidade do dono do ambiente. Essa cores podem estar na parede, nos objetos e na mobília.
Portas de correr
Por último, uma dica simples e que pode te poupar espaço é trocar portas convencionais por portas de correr. Elas podem ser de todos os tipos e materiais, discretas ou usadas como parte da decoração.
Em seu próprio apartamento, Bordonco trocou a porta da cozinha por uma de correr, integrada ao painel da parede. Neste caso, a troca dá sensação de amplitude e maior liberdade com a mobília da casa.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia