Apartamento de 46m² ganha amplitude e claridade após reforma; confira
Localizado na capital de São Paulo, o pequeno apartamento passou por uma reforma inspiradora. Veja como ficou
atualizado
Compartilhar notícia
A reforma de um apartamento pode mudá-lo um completamente e dar uma nova cara ao imóvel. Nesse apê de 46m² localizado em São Paulo, a ideia dos proprietários é que ele fosse inteiramente repaginado. Com o intuito de colocá-lo para locação, o projeto tem assinatura do Studio Guadix.
“Para que o apartamento se tornasse mais amplo e moderno, fizemos uma reforma total que integrou todos os ambientes. No décor, optamos por um visual descolado e com cores neutras escolhidas dentro da proposta de versatilidade e para agradar diferentes gostos”, comenta a arquiteta Júlia Guadix.
Embora conectados, os ambientes são bem delimitados. No espaço do living, por exemplo, há um cantinho de leitura com uma poltrona e um móvel em MDF, com padrão freijó, que serve de banco e sapateira. Acima dele, um grande espelho é responsável pela almejada sensação de amplitude.
Na sala de estar, a solução para dividir sala e cozinha foi criar uma bancada de MDF. Fixada com mãos francesas invisíveis, o móvel atende tanto a refeições rápidas como também é parte do rack e, próximo à mesa de jantar, vira apoio para bebidas e aperitivos.
Na parede, o ripado de MDF esconde a porta mimetizada que dá acesso ao quarto e ao armário que acomoda os produtos de limpeza, uma vez que não eles não caberiam na lavanderia.
“Para essa parede ripada, escolhemos o branco, pois cinza ficaria pesado e diminuiria o ambiente. No chão, ao invés de um tapetão, misturamos dois modelos com estampas e materiais diferentes que foram sobrepostos”, explica a profissional.
A paleta de cores claras e sóbria é um dos destaques do ambiente que reúne vários acabamentos em tons de cinza. Veja algumas fotos:
Na ala íntima do apartamento, a marcenaria sob medida permitiu que uma cama queen fosse instalada. Um armário com portas de correr também permitiu um melhor aproveitamento do espaço. À esquerda da cama, em vez de uma simples mesa lateral, foi desenhado um móvel que atende ao escritório, também no quarto.
“Um detalhe importante é que aqui também não fizemos forro, possibilitando aproveitar melhor o pé-direito”, completa.
Por fim, não foi preciso mudar o layout do banheiro, de apenas 2m². As alterações ficaram por conta da troca dos revestimentos, bacia sanitária, da bancada, marcenaria e iluminação, além da criação do nicho para shampoos e da troca do kit do box para acabamento preto.
“No banheiro, aproveitamos os vidros do antigo box, mas trocamos as ferragens por alumínio preto, e incorporamos o toalheiro térmico, que oferece um conforto a mais no ambiente”, finaliza a arquiteta.