Aproveite o friozinho da estação para experimentar drinks de inverno
O inverno começa no próximo dia 21. A carta de bebidas da estação vai muito além dos vinhos e do quentão
atualizado
Compartilhar notícia
O inverno está logo aí e para aproveitar ao máximo a queda da temperatura típica da estação, que tal degustar drinks? A temporada, que tem seu início no próximo dia 21 e segue até 22 de setembro, oferece possibilidades que vão muito além do vinho ou do quentão.
Para reunir opções que são a cara do inverno, conversamos com especialistas no assunto: William Barão e Gustavo Guedes.
Em Brasília para lançar a nova carta de drinks do Rubaiyat, o badalado William Barão, que acumula passagens por endereços como o carioca Café Del Mar, boate Baronneti, Bar do Copa (hotel Copacabana Palace), Hotel Santa Teresa, Esquina 111 e Bar Sobe, acredita que as estações não influenciam tanto o consumo de bebidas alcoólicas. “Mas é claro que determinados coquetéis caem melhor numa noite fria. Um bom exemplo é o Irish Coffee”, diz.“Dentre as novidades temos o Zen (feito com camomila infusionada a frio com brandy, suco de caju, limão siciliano e água tônica), que combina muito bem com queijos e até com fondue; o aromático Rojo (que leva hibisco, cachaça, morangos desidratados e água tônica); e o Arábica Apple (feito com tequila ouro, licor de café, vermute rosso e cidra), que será servido em jarra e valoriza a cidra, bebida típica do inverno no hemisfério norte”, apresenta.
Conhecido por apostar em ingredientes naturais na coquetelaria, Barão explica que sempre busca investir na ousadia. “Tento usar insumos incomuns para tirar o paladar das pessoas da zona de conforto”, ressalta.
“Em tempos de friozinho, indico um drink que não é servido quente, mas envolve o paladar dando uma sensação de aconchego, o Cof Tof (um mix de xarope artesanal de toffee, espresso e vodka), ótima pedida para noites de frio mais intenso”, sugere o head barman do grupo.
O barman brasiliense Gustavo Guedes é um entusiasta do coquetel e acredita que a estação mais fria do ano é ideal para explorar o paladar. “Vivemos em um país tropical, onde somente algumas regiões vivem verdadeiramente o inverno. É normal vermos o público correr para o vinho quando o termômetro marca 20ºC ou menos, mas do mesmo jeito que a sazonalidade está aí para caipirinhas/roskas, spritz e drinks refrescantes, podemos tirar o mesmo proveito para drinks com notas defumadas, caramelizadas ou com amêndoas que combinam superbem com especiarias que vão do cravo e canela até chás diversos”, ensina.
Chefe de bar do Nakombi, Gustavo se prepara para inaugurar um “food & drinks” no próximo dia 13/6, na 403 sul. Batizado de Contê, o gastropub contará com novidades como o Solene 23. “É o drink premium da carta e leva rum Zacapa 23, vermute caseiro com infusão de café, Aperol com nibs de cacau e ainda será servido com um chocolatinho amargo. Há ainda o Inquebrantável, um New York sour feito com Bulleit, sumo de limão siciliano, xarope simples e defumado em um decanter com fumaça de canela em pau maçaricada e finalizado com um splash de vinho Malbec, que cria camadas de sabor ao beber”, indica.
Animou e quer preparar drinks de inverno? O craque Gustavo Guedes compartilha três receitas. Confira:
Quentão do Gustavo: “Ideal para fazer em casa e chamar os amigos, usando uma cachaça envelhecida. É o tipo da bebida que você “tempera” do jeito que achar mais gostoso”, diz.
Ingredientes: 500ml de cachaça Ypióca 150; 500ml de água; 200g de gengibre descascado e picado em cubinhos; um punhado de anis estrelado; 4 folhas de louro; uma colher de chá de pimenta do reino; 1 maçã; rapadura a gosto; 200ml de licor de jabuticaba; muito cravo e canela em pau.
Modo de preparo: “Ferva tudo por 25 minutos em fogo médio. Coe e aproveite”.
Drink de Vinho: “Esse é o típico coquetel de inverno com um gostinho natalino que é supertradicional na gringa”.
Modo de preparo: “Aqueça uma garrafa de vinho Merlot com 200ml de suco de maçã, algumas amoras, 2 paus de canela, um punhado de anis estrelado, 1 maçã em cubinhos e 50ml de Cointreau ou outro licor de laranja. Coe e sirva em taças ou canecas charmosas”.
Spritz de Limoncello com Frangélico: “Quer impressionar seu companheiro(a)? Então aposte em um spritz de inverno”.
Modo de preparo: “Em uma taça com gelo, acrescente 100ml de espumante brut, 30ml de licor Limoncello, 30ml de Frangélico, 30ml de sumo de limão siciliano. Misture bem e sirva”.