Aprenda a limpar a escova de cabelo, cuidado essencial na pandemia
Médica ensina como higienizar corretamente o acessório e indica a frequência ideal das lavagens em tempos de coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A limpeza da boa e velha escova de cabelo muitas vezes é negligenciada, mas não deveria. O cuidado previne diversas doenças, principalmente em tempos de pandemia.
“Quando não higienizadas corretamente, as escovas de cabelo viram um ambiente propício para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, como fungos e bactérias”, explica a tricologista Kate Koetz, da clínica dermatológica For All Group, em São Paulo.
A especialista em saúde capilar revela que esses microorganismos podem afetar não somente os fios e o couro cabeludo, mas o organismo de maneira geral. “A escova, inclusive, pode abrigar o coronavírus, caso entre em contato com ele, por um período de quatro a cinco dias”, alerta.
Por isso, a limpeza do acessório, normalmente indicada a cada quinze dias, deve ser intensificada em tempos de Covid-19. “O certo é aumentar os cuidados neste momento. Lave a escova sempre que possível”, sugere.
A médica ainda indica, ao menos por enquanto, não usar o acessório na rua e lavar os cabelos toda vez que chegar em casa.
Maneira correta de higienizar
A tricologista ensina a maneira ideal de limpar a escova de cabelo, com um cuidado extra voltado para o combate do coronavírus.
Confira!
- Primeiro, retire os cabelos presos na escova com a ajuda de um pente;
- Em seguida, lave as cerdas utilizando uma escovinha (pode ser uma de dentes velha), com detergente neutro ou shampoo infantil;
- Em tempos de Covid-19, após lavagem das certas, borrife álcool líquido 70% para melhor higienização;
- Por fim, deixe secar naturalmente em uma superfície seca, com as cerdas voltadas para baixo.