Anda muito cansado? 5 sinais que a sua vitamina D está baixa
A vitamina D desempenha papéis importantes no organismo; veja como identificar se ela está em baixa e o que fazer
atualizado
Compartilhar notícia
A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo. Apesar de ser conhecida como uma vitamina, ela é, na verdade, um hormônio. Ou seja, é sintetizada pelo próprio corpo a partir de que tenha alguns estímulos, a exemplo da exposição solar.
Essa vitamina desempenha papéis importantes no organismo, como regulação dos níveis de cálcio e fósforo, imunidade, metabolismo do colágeno, controle da pressão arterial, regulação do sistema nervoso, controle dos níveis de magnésio e liberação da insulina pelo pâncreas.
Deficiência da vitamina é comum
A deficiência de vitamina D costuma ser muito comum. Por isso, acompanhar os níveis por meio de acompanhamento médico é essencial.
Alguns alimentos como a gema do ovo, cogumelos, carnes, peixes, leite, fígado e frutos do mar são considerados fontes de vitamina D.
O ideal, então, é conciliar a ingestão dessas matérias-primas com exposição solar, das 10h às 15h, horário mais recomendado, quando ocorre maior concentração dos raios UVA. Não esqueça, ainda, de proteger o rosto protegido com filtro solar. Cerca de 15 a 20 minutinhos são suficientes, três vezes na semana.
Para aqueles que não acompanham os marcadores sanguíneos há algum tempo, os principais sintomas da deficiência de vitamina D são a fraqueza muscular e dor nos ossos. Outros sinais associados aos níveis insuficientes são a fadiga, falta de ar e enfraquecimento do sistema imunológico.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica