metropoles.com

Aliados da dieta: seis frutos que combatem o inchaço após os 50 anos

Os frutos secos têm inúmeras propriedades benéficas para a saúde, incluindo combater o inchaço; confira seis opções para incluir na dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de frutos secos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de frutos secos - Metrópoles - Foto: Getty Images

Não é novidade que o corpo passa por algumas mudanças com o passar do tempo, especialmente depois dos 50 anos. Isso inclui o aumento da inflamação, que pode elevar o risco de doenças, bem como o inchaço. Para isso, recomenda-se o consumo de frutos secos com propriedades anti-inflamatórias.

Confira abaixo quais frutos incluir na dieta para combater o inchaço após os 50 anos, de acordo com o portal de nutrição Saber Vivir:

Noz-pecã

A noz-pecã é um alimento rico em ácidos graxos ômega-3, que auxiliam na redução da inflamação. Contém ainda magnésio, vitamina E, beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que ajudam a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Foto colorida de noz-pecã - Metrópoles
Noz-pecã

Pistache

O pistache é composto por vitaminas antioxidantes A e E e luteína, que podem reduzir o estresse oxidativo causado por radicais livres. Uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition concluiu que esse fruto seco apresenta um perfil nutricional saudável que inclui fibras, fitoesteróis e compostos antioxidantes.

Amêndoas

As amêndoas fornecem uma boa quantidade de vitamina E, um nutriente antioxidante que ajuda a controlar a inflamação. De acordo com um estudo publicado na revista Advances in Nutrition, comer até 60 gramas de amêndoas por dia reduz dois marcadores diferentes de inflamação no corpo.

Foto colorida de amêndoas - Metrópoles
Amêndoas são fonte tanto de fósforo como de potássio

Avelã

Rica em ácidos graxos monoinsaturados, a avelã é conhecida por ser um excelente alimento anti-inflamatório. Isso porque ela contém quantidades significativas de antioxidantes, a exemplo dos compostos fenólicos, que além de reduzirem a inflamação, ajudam a reduzir o colesterol no sangue.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará tem alto teor de selênio. Além disso, é um dos frutos secos com mais propriedades anti-inflamatórias e que fornece vitamina E, cobre, magnésio, zinco e grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados, benéficos para o coração.

Foto colorida de castanha-do-pará - Metrópoles
Castanha-do-pará

Nozes

As nozes são alimentos ricos em ácido graxo ômega-3. Muitos estudos comprovam que esse nutriente combate a inflamação e pode até reduzir o risco de doenças com componentes inflamatórios, como a artrite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?