Algoritmo transforma canções do Spotify em receitas culinárias
O projeto foi idealizado pela Tramontina e desenvolvido por um neurologista, um maestro e um chef de cozinha
atualizado
Compartilhar notícia
Já imaginou experimentar o sabor da sua canção preferida? Graças à fabricante de artigos para cozinha Tramontina e à agência de publicidade J. Walter Thompson Brasil, agora você pode.
Em parceria com o Spotify, as marcas desenvolveram um algoritmo sinestésico que transforma qualquer música da plataforma em uma receita diferente. O resultado são 44 milhões de combinações irresistíveis.
Batizada de Sabor das Músicas, a iniciativa foi concretizada por um neurocientista, um maestro e um chef de cozinha. O passo inicial foi filtrar os parâmetros utilizados pelo Spotify na hora de classificar os hits. Para isso, o neurocientista e o maestro entraram em cena e se basearam na premissa da sinestesia, condição cerebral caracterizada pela superposição de sentidos.
A categoria de “duração” da plataforma, por exemplo, virou uma base para a seleção de ingredientes. A “dançante” passou a ser referência de temperatura. Já a nota musical ficou como a responsável pela harmonização do prato.
Com base nisso, o especialista em gastronomia arregaçou as mangas e classificou todos os principais ingredientes, dando notas a cada um deles. “Se uma música não é positiva, o sabor dela será amargo”, exemplificou Ranato Carion, chef de cozinha à frente da empreitada, em entrevista ao UOL.
Com o banco de dados finalizado, foi possível dar origem a uma inteligência artificial que, de fato, transforma os hits do Spotify em diferentes combinações gastronômicas.
Para desvendar o sabor de uma canção, acesse o site do projeto, conecte sua conta do Spotify e seleciona uma música de sua preferência. Feito isso, basta clicar em “gerar receita”.
Para tornar a experiência ainda melhor, embaixo de cada prato há o passo a passo de como fazê-lo. No caso do clássico Billie Jean, de Michael Jackson, por exemplo, você encontra um preparo de lombo de bacalhau assado.