Água com canela: descubra se a receita realmente emagrece
A canela tem diversas propriedades benéficas à saúde, mas será que ajuda emagrecer quando misturada à água? Descubra
atualizado
Compartilhar notícia
Um condimento milenar e que chegou a valer mais que ouro na história da humanidade, a canela já foi reconhecida por diversas propriedades nobres e benéficas à saúde. Os benefícios são tantos que o pesquisador paraense Mozaniel de Oliveira publicou uma compilação de estudos sobre a especiaria, e que renderam um livro sobre o assunto.
O trabalho publicado no livro Cinnamon: A Medicinal Plant and A Functional Food Systems ressalta a versatilidade da canela, que contém diversos compostos bioativos. Desde Alzheimer a prevenção de infecções, as principais vantagens dela são atribuídas a sua atividade antioxidante, capaz de ajudar a inibir o estresse oxidativo do organismo.
Já no emagrecimento, algumas vantagens como regulação da glicose e efeito termogênico podem ser atribuídos ao ingrediente. Contudo, o seu impacto é limitado e não poderíamos contar apenas com o consumo da canela para alcançar a almejada perda dos quilos.
Um dos compostos que chamam atenção é o cinamaldeído, presente na casca, caule e raiz da árvore. Ela ativa receptores no organismo que estimulam a maior produção de calor, a famosa termogênese.
Dessa forma, é possível que a queima de calorias aumente, no entanto, pode ser considerado um efeito leve, que jamais transpõe elementos básicos como atividade física e ajuste calórico da dieta.
Mas, para quem é fã do seu aromático sabor, há de se beneficiar também com a redução da glicose sanguínea. Estudos envolvendo 160 indivíduos com diabetes tipo 2 revelou que o grupo que tomou canela teve diminuição de marcadores sanguíneos da glicose, como hemoglobina glicada e glicose em jejum.
Ainda que sejam valores sutis, de nada custa acrescentar umas pitadas de canela no dia a dia. Opções como chás também são bem-vindas, contando com as propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, devido à presença de polifenóis, flavonoides e ácido cinâmico.
Logo, se você é daqueles que têm dificuldade de beber água ao longo do dia, saborizar com canela pode ser uma estratégia interessante. Basta ferver 2 canelas em pau em 250ml de água, deixar por 5 minutos e consumir.
Vale lembrar que a bebida ajuda ainda mais no emagrecimento quando usada para substituir refrigerantes ou bebidas adocicadas, o segredo da “mágica” na dieta começar a acontecer.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica