Adeus, inchaço! 6 frutos anti-inflamatórios para comer após os 50 anos
Os frutos secos têm inúmeras propriedades benéficas para a saúde, incluindo o efeito anti-inflamatório; veja opções para incluir na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Mulheres na faixa dos 50 anos costumam enfrentar algumas mudanças em relação à saúde, como o inchaço, causado pela inflamação do corpo. Para reverter esse quadro, existem alguns frutos secos com propriedades anti-inflamatórias que promovem um envelhecimento saudável.
Confira abaixo quais são e como eles atuam no organismo para combater a inflamação e, consequentemente, o inchaço, de acordo com o portal de nutrição Saber Vivir:
Nozes
As nozes são ricas em ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ácido graxo ômega-3 que combate a inflamação e pode ajudar a reduzir o risco de problemas cardiovasculares ou doenças com componente inflamatório, como a artrite.
Pistache
O pistache é repleto de nutrientes, como luteína e vitaminas A e E, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado por radicais livres. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition concluiu que esse alimento apresenta um perfil nutricional saudável, que inclui fibras, gorduras saudáveis e compostos antioxidantes, o que contribui para a redução de doenças cardíacas.
Avelã
Rica em ácidos graxos monoinsaturados e outros nutrientes, a avelã é conhecida por ser um excelente alimento anti-inflamatório. Esse fruto também possui compostos fenólicos, que além de combaterem a inflamação, ajudam a reduzir o colesterol no sangue.
Amêndoas
As amêndoas fornecem uma boa quantidade de vitamina E, um antioxidante que ajuda a controlar a inflamação. Uma porção de cerca de 28 gramas de amêndoas fornece quase 50% da quantidade diária recomendada dessa vitamina.
Noz-pecã
Nativa do norte do México e do sul dos Estados Unidos, a noz-pecã contém magnésio, um mineral com propriedades anti-inflamatórias que combatem a inflamação no corpo. Também fornecem uma grande quantidade de antioxidantes, como vitamina E, beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.
Castanha-do-pará
A castanha-do-pará tem alto teor de selênio, nutriente com poderosas propriedades anti-inflamatórias essenciais para a saúde em geral. O alimento também fornece uma grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados, benéficos para o coração, além de vitamina E e minerais como magnésio, cobre e zinco.