Açúcar: descubra melhor horário para comer doce sem atrapalhar a dieta
O consumo eventual de açúcar, em quantidades controladas, pode ser feito, principalmente, por indivíduos considerados saudáveis
atualizado
Compartilhar notícia
Não existem novidades, tampouco recursos contundentes, para justificar o consumo regular de açúcar. No entanto, já é amplamente sabido que erradicar alguma substância do cardápio também não é uma atitude muito equilibrada.
Logo, o consumo eventual, em quantidades controladas, pode ser feito, principalmente, por indivíduos considerados saudáveis. Mas existe uma dúvida que impera no mundo da nutrição: existe algum momento em que o consumo do açúcar prejudique menos a dieta? A resposta é sim!
Esse horário é logo após as principais refeições, como sobremesa. Após uma refeição completa, contando com carboidratos complexos, proteínas e gorduras de boa qualidade, o corpo já estará realizando a digestão e absorção de nutrientes.
Assim, a presença de proteínas, fibras e gorduras servirá para reduzir a absorção de açúcar, resultando em um aumento menos abrupto da glicemia e, consequentemente, a uma resposta mais branda da insulina.
Ingerir açúcar após o almoço ajuda a evitar picos de insulina que causam, também, a resistência insulínica. Quando a insulina é muito estimulada, ao longo do tempo, a diabetes tipo 2 costuma se instalar, culminando em problemas consideráveis à saúde.
Vale lembrar que o consumo exagerado de açúcar não é indicado em nenhum momento do dia, por nenhum indivíduo. No entanto, se vale conhecer um momento em que a ingestão pode ser menos problemática, essa hora seria logo após uma refeição equilibrada ou até mesmo antes de atividades físicas intensas.
É válido frisar que dietas extremamente restritivas, que erradicam uma substância do cardápio, podem ser gatilhos para a compulsão alimentar, que colocam em xeque o equilíbrio do comportamento alimentar e da saúde mental.
Já o pior horário para consumir açúcar também deve ser considerado. Consumir a substância de estômago vazio, principalmente em jejum, pela manhã, pode ser uma péssima ideia. Isso porque, com o órgão vazio, ao chegar no estômago, o açúcar irá rapidamente ser transferido para o sangue, resultando em um pico de glicemia. Isso ainda pode causar aumento do apetite e até irritabilidade.
Além disso, antes de dormir o açúcar também pode atrapalhar o sangue, aumentando os níveis de energia que irão prejudicar a qualidade do sono.
Por fim, lembre-se que alimentos como pão branco, arroz branco, macarrão e outros também se convertem rapidamente em açúcar, ainda que não sejam considerados doces. Esses alimentos devem ser consumidos sempre em contextos de refeições completas, com acréscimo de fibras, proteínas e gorduras de boa qualidade.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica