7 plantas para manter as baratas longe de casa
As espécies aromáticas atuam como inseticidas naturais
atualizado
Compartilhar notícia
A aversão a baratas dos seres humanos é tão comum e expressiva que ganhou até nome: catsaridafobia. Sinônimo de sujeira, esse tipo de inseto é atraído por restos de alimentos e, para se reproduzir, gosta de locais quentes e úmidos, como caixas de esgoto e tubulações. Além de manter a casa limpa, uma estratégia para afastar as “cascudas” é investir em inseticidas naturais, a exemplo de determinadas plantas aromáticas.
A ação repelente ocorre quando as espécies exalam óleos essenciais prejudiciais às baratas, controlando a praga. Somente o cultivo da planta no local, no entanto, não assegura o controle desses animais, focos para a transmissão de diversas doenças. “Muitas vezes, é necessário a maceração e a extração de óleos dessas plantas”, elucidou a bióloga Elizabeth Aparecida Assis Brandão, professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), à Casa e Jardim.
A seguir, confira sete espécies com o poder de manter as “cascudas” longe de casa, segundo apuração da revista:
1. Alecrim
O aroma do alecrim, além de excelente para abrilhantar preparos na cozinha, funciona como um poderoso repelente natural para as baratas. O ideal é cultivá-lo sob sol pleno e repor os nutrientes de seu solo periodicamente, com bokashi ou húmus de minhoca.
2. Arruda
Conhecida por afastar o mau-olhado, a arruda também é um poderoso repelente para insetos. A planta deve estar sempre em ambientes de sol pleno, preferencialmente acompanhada de outras espécies.
3. Capim-limão
Muito aromático, o capim-limão pode ser cultivado facilmente em uma horta caseira, necessitando apenas de solo fértil com boa drenagem, regas diárias e algumas horas de sol.
4. Citronela
Comumente utilizado em repelentes industrializados, o aroma da citronela também pode afastar baratas, desde que a planta seja cultivada da maneira correta, espalhada em touceiras no jardim.
5. Gerânio
O gerânio possui propriedades capazes de repelir insetos não só nas folhas, mas também nas flores, que contêm o óleo essencial geraniol. A maneira mais fácil de fazer mudas de gerânio é por estaquia, processo que consiste no enraizamento de talos provenientes de uma planta adulta e saudável.
6. Lavanda
Poderosa, a lavanda não apenas relaxa os seres humanos como também afasta moscas e baratas. Isso graças aos compostos voláteis da planta, como o linalol e o acetato de linalila, que emitem um odor desagradável para os insetos.
7. Louro
Muito utilizadas na gastronomia, as folhas de louro ainda podem ser colocadas em armários para evitar as temidas “cascudas”. “Outra opção é preparar um chá concentrado de louro e, com ele, pulverizar as gavetas. Além disso, acrescente bicarbonato de sódio no preparo e o jogue no ralo”, aconselhou o paisagista Hamilton Fonseca, professor dos cursos de Paisagismo e Jardinagem do Senac São Paulo.