5 alimentos que desincham rápido e ajudam a perder medidas
Alimentos ricos em sódio, açúcares e industrializados potencializam o inchaço; veja como resolver por meio da dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Se existe um sintoma que gera bastante incômodo é o inchaço. Ao final do dia, a situação ainda tende a se agravar, potencializando o edema. A responsável por esse inconveniente é a retenção de líquidos, ou seja, o acúmulo de líquido no corpo.
Algumas das causas mais comuns são questões hormonais, tensão pré-menstrual, sedentarismo, problemas renais e cardíacos, reação inflamatória e alimentação. Uma alimentação rica em sódio, açúcares e industrializados potencializa esse problema.
Dessa forma, inserir alimentos saudáveis, manter a boa hidratação e praticar exercícios físicos são estratégias de ordem.
Contudo, nem todo mundo sabe que existem alimentos com efeito diurético, ou seja, que contribuem para a diminuição da retenção de líquidos.
Entre os principais, estão:
Melancia
Contendo cerca de 90% de água, a fruta é fonte de vitamina C e bastante hidratante.
Abacaxi
Rico em vitaminas e minerais, o abacaxi ajuda na eliminação das toxinas pela urina, além de ter baixo valor calórico.
Melão
Assim como a melancia, boa parte do melão é composta de água, elemento perfeito para acabar com o inchaço. Além disso, a fruta ainda dá uma forcinha no trânsito intestinal, por ser rica em fibras.
Pepino
O pepino é um vegetal muito hidratante. Isso porque sua composição é rica em água e minerais, excelente para o bom funcionamento dos rins. Além do efeito diurético, também ajuda na saúde da pele.
Chá verde
Rico em antioxidantes e compostos fenólicos, o chá verde também conta com um relevante efeito diurético. Para potencializar os benefícios, preparar o chá com adição de hortelã, gengibre e salsinha, que também agregam valor nutricional, irá aumentar ainda mais as vantagens dele.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica