5 alimentos probióticos indicados para mulheres com mais de 50 anos
A atenção com a alimentação deve ser redobrada a partir dos 50 anos de idade. Por isso, é importante incluir alimentos probióticos na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos probióticos são uma fonte valiosa de nutrientes para o organismo. Inclusive, muitos especialistas em saúde afirmam que seu consumo deve estar presente em todas as fases da vida — e para as mulheres com mais de 50 anos não seria diferente.
Há uma longa lista de alimentos com alto teor de probióticos que podem ser facilmente adaptáveis à alimentação diária. Entre eles, destaca-se o iogurte pelo alto teor de cálcio. Isso o torna o alimento ideal para mulheres com mais de 50 anos, já que esse grupo costuma apresentar maior perda de massa óssea.
Picles e chucrute também são boas fontes de probióticos. Embora algumas pessoas não gostem, esses alimentos são uma guarnição perfeita para receitas de carnes e assados. Podem ainda ser adicionados a sopas, cremes e saladas, além de ser muito fácil de preparar em casa.
Outra opção é o kombucha, uma bebida fermentada feita com chás que equilibra a flora intestinal e fortalece e melhora o funcionamento do intestino. Há ainda o kimchi, prato coreano preparado a partir da fermentação de vegetais, e o missô, feito com a fermentação de soja e sal.
Uma flora intestinal saudável não só fortalece as defesas do organismo, mas também é muito útil na prevenção e no tratamento de problemas intestinais. Por isso, vale a pena incluir na dieta alimentos que forneçam probióticos para manter um estilo de vida saudável.