4 alimentos que ajudam a perder gordura para comer no café da manhã
O cardápio do café da manhã, quando bem ajustado, pode ser um bom aliado da eliminação da temida “pochete”
atualizado
Compartilhar notícia
A gordura abdominal é uma queixa praticamente universal. Ela não ganhou a má fama à toa, uma vez que é mais difícil que perder que as demais. O organismo tende a preservá-la, como estoque de energia, principalmente no público feminino.
Dar adeus à essa gordura exige tempo e dedicação. A boa-nova é que evidências científicas apontam que o cardápio do café da manhã, quando bem ajustado, pode ser um bom aliado da eliminação da temida “pochete”.
Uma pesquisa publicada no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, realizada na Suíça com mais de 1,3 mil pessoas, revelou que os participantes que tomaram um café da manhã saudável tinham menos gordura visceral em relação àqueles que comiam torradas na primeira refeição.
O que o estudo quis mostrar é que não existe alimento milagroso para “derreter” a gordura, entretanto, algumas opções podem, de fato, impulsionar os resultados.
Quatro alimentos que você pode acrescentar ao seu café caso queira emagrecer:
Ovos
Além de ser uma opção versátil, é um alimento completo, rico em diversas vitaminas e nutrientes. Ele favorece a saciedade, sendo um bom aliado contra a fome, em qualquer hora do dia. Uma pesquisa de 2012 ainda mostrou que homens que consumiram ovos no café ingeriram menos calorias ao longo do dia. Cuidado, no entanto, com excessos.
Iogurte
O iogurte natural é um alimento altamente nutritivo. Rico em proteínas e cálcio, também contém probióticos, microorganismos benéficos à saúde intestinal. Quando encaixado em um contexto alimentar equilibrado, não apenas ajuda na perda de peso como também na manutenção da massa muscular. Para desfrutar desses benefícios, escolha as opções livres de açúcares, de preferência o natural ou grego sem açúcar.
Mingau de aveia
Uma pesquisa publicada em 2015 acompanhou a dieta de 22 mil norte-americanos e associou quem consumia aveia a um menor Índice de Massa Corporal (IMC), além de circunferência de cintura menor. O ingrediente é rico em fibras, em especial a betaglucanas, que gera saciedade, auxilia no controle do colesterol e ainda mantém o intestino funcionando. Por ser de baixo índice glicêmico, ela libera energia lentamente e colabora contra a diabetes.
Smoothie proteico
Para aqueles que têm dificuldade de se alimentar pela manhã, consumir shakes pode ser uma opção mais agradável. Os shakes proteicos são excelentes pedidas para o emagrecimento, justamente pela proteína gerar muita saciedade. Consumir esse tipo de bebida na primeira refeição do dia pode ajudar a comer menos nas demais refeições, além de ajudarem na energia e disposição.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica