3 estratégias para consumir chocotone ou panetone sem engordar
É preciso ter em mente que não é preciso abrir mão dos prazeres, tampouco das comidas típicas, como o chocotone e o panetone
atualizado
Compartilhar notícia
Na busca pela boa forma, comer se tornou um rito que, para muitas pessoas, gera mais preocupação do que bem-estar. Entretanto, a comida é antropológica, ou seja, deve fazer parte dos aspectos culturais e sociais do ser humano. O ato de socializar à mesa é considerado, inclusive, saudável, e isso reforça a importância da ceia de Natal para a sociedade.
A época natalina coincide com o verão e, a partir daí, já temos ideia do conflito que os momentos de festança com um vasto jantar podem causar.
Contudo, é preciso ter em mente que não é preciso abrir mão dos prazeres, tampouco das comidas típicas, quando se busca emagrecer. Com algumas orientações, dá para comer de tudo sem ter prejuízos na composição física.
O chocotone está para o Natal como o chocolate está para páscoa, e vivenciar esses momentos é de extrema importância. Por isso, desfrutando de forma equilibrada, é possível ter os privilégios dos dois mundos, ou seja, você pode comer e ainda estar em forma.
Para isso, tenha em mente essas três dicas:
1. Consuma frutas ou salada antes
Quando consumimos fibras como frutas e salada, além de promover maior saciedade, ainda mantemos o controle da glicemia.
Outra estratégia que gera o mesmo efeito seria consumi-lo como sobremesa, já que refeições completas, com proteína, reduz as chances de acumular energia como gordura.
2. Alterne a fonte de carboidrato pelo chocotone
Uma fatia de 40 g de chocotone tem 185 calorias. Essa quantidade é equivalente a uma unidade de pão integral, 50 g de tapioca ou 5 unidades de torrada. Dessa forma, você pode substituir o pão ou a fonte de carboidrato pelo quitute natalino.
3. Moderação como chave do sucesso
Assim como consumir uma salada não irá emagrecer ninguém, consumir uma fatia de chocotone também não fará ninguém engordar. Entretanto, a ceia de Natal costuma oferecer inúmeras opções de sobremesas e doces, por isso, priorize aquelas que você mais gosta sem praticar exageros. Moderação sempre será a máxima de sucesso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica